Agendamentos de atendimentos para Odontologia crescem 30% com SIS Odonto

12 de junho de 2017

No primeiro mês de operação do SIS Odonto, a Secretaria Municipal de Saúde registrou aumento de 30% no volume de agendamentos de Odontologia, comparado com o mesmo período em 2016. O número de pacientes agendados para tratamento odontológico passou de 6.659 em maio do ano passado para 8.634 no mesmo mês deste ano.

O crescimento está diretamente relacionado à praticidade do novo serviço. Implantado no início do mês passado, o SIS Odonto é uma ferramenta do Sistema Integrado de Saúde (SIS) que permite o agendamento de consultas odontológicas pelo telefone 160. A abertura do agendamento para Odontologia ocorre às quintas-feiras, das 7 às 10 horas. Nos demais dias e horários, são ofertadas as vagas e horários disponíveis no sistema.

“O sistema foi utilizado, inicialmente, para identificar demandas reprimidas e reduzir o tempo de espera. Desde o começo de maio está realizando também os agendamentos odontológicos pelo telefone 160 e os mogianos já estão aproveitando as facilidades neste primeiro mês”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O relatório gerado no primeiro mês de operação do SIS Odonto mostrou, ainda, que 22% dos pacientes agendados deixaram de comparecer à consulta ou retorno para tratamento odontológico.

O objetivo do SIS Odonto é reduzir o tempo de espera por atendimento odontológico de rotina, utilizando o princípio de regionalização já aplicado para as consultas médicas. Se uma unidade ou profissional está com demanda acima média, é oferecida alternativa próxima ou de acordo com as possibilidades propostas no sistema.

"Considero uma ferramenta muito importante para a otimização do serviço, onde as vagas existentes são rapidamente preenchidas. A ideia é que todas as unidades trabalhem dentro do máximo de sua capacidade, o que permite atender um número maior de munícipes sem perda da qualidade", informa.

O SIS 160 funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas e aos sábados das 7 às 13 horas. Os documentos necessários pra realizar os agendamentos são Cartão SIS, RG, comprovante de endereço.