Alckmin inaugura Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo

09 de maio de 2017

Nesta quarta-feira (10/05), às 10 horas, o governador Geraldo Alckmin volta a Mogi das Cruzes para inaugurar o Centro de Oncologia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. A unidade, que faz parte da Rede Hebe Camargo, é uma antiga reivindicação da Cidade, liderada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde 2012. “Este é um salto de qualidade no atendimento para os pacientes com câncer, que não terão mais de se deslocar até São Paulo para fazer o tratamento”, destaca o prefeito Marcus Melo, salientando que no mês passado esteve na Secretaria Estadual de Saúde e pediu ainda para que o Hospital Dr. Flávio Isaías continue com o atendimento. “A proposta é somar os dois equipamentos”.

Ainda segundo Melo, a Secretaria Municipal de Saúde veio se estruturando, nos últimos anos, para atender os pacientes com a realização de exames, identificação rápida de casos suspeitos e a confirmação dos resultados. Antes, por exemplo, apenas o Hospital Luzia de Pinho Melo tinha aparelho de mamografia. Agora, a cidade conta com quatro equipamentos, sendo três deles instalados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na Unidade Clínica Ambulatorial (Única), AME – Ambulatório Médico de Especialidades e Pró-Mulher. “Nós investimos muito em todas as frentes da saúde. Mogi das Cruzes, com a inauguração do Centro de Oncologia, dá mais um importante salto na qualidade do atendimento da nossa população. Saúde é isso. Investir todos os dias e firmar parcerias que visem a ampliação e o fortalecimento da rede”.

A instalação de um Centro de Oncologia no Hospital Luzia de Pinho Melo e integrado à Rede Hebe Camargo foi anunciado pelo governador Alckmin em 2012 durante a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Além da quimioterapia, que já é oferecida, agora os pacientes terão o atendimento em radiologia. “Com este novo serviço, Mogi das Cruzes passa a oferecer uma rede muito bem estruturada”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, salientando que os serviços contam com apoio científico, tecnológico e de protocolos clínicos do Icesp, um dos maiores centros especializados em oncologia da América Latina.

Histórico

O atendimento de pacientes com câncer no Hospital Luzia de Pinho Melo começou com as consultas de oncologia e a abertura da Unidade de Quimioterapia do Hospital Luzia de Pinho Melo, instalado no segundo andar. São seis macas específicas para o tratamento contra dos pacientes e capacidade para realizar uma média de 500 sessões por mês.

Atualmente, somente a Secretaria Municipal de Saúde faz o transporte de 656 pacientes para São Paulo. Estes são casos identificados tanto pela Rede Municipal da Prefeitura de Mogi das Cruzes como também em outros equipamentos, incluindo até mesmo o Hospital Luzia de Pinho Melo. Encaminhamentos para fora da cidade são feitos para mais de 40 unidades de saúde, tais como: Instituto do Câncer, Graac, Hospital Santa Marcelina, Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho e Hospital do Servidor Público Estadual. (Ana Figueiredo)