Banco de Leite promove eventos para lembrar o Dia Mundial da Doação de Leite

Secretaria de Saúde

14 de dezembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade
Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes está precisando de novas doações (foto: Divulgação/PMMC)

O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes está precisando de doações. Com a chegada das festas de final de ano, os estoques já estão muito baixos e a distribuição do leite para a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes pode ficar comprometida.

O leite estocado é destinado a bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa. “O Banco de Leite fornece todas as orientações necessárias e a coleta é realizada pela doadora em sua própria residência, ou seja, não há necessidade de sair de casa”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes, Paula Mateus.

O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele, o bebê se desenvolve de forma saudável, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.

Para se tornar doadora, a mulher precisa estar amamentando exclusivamente no peito e se dispor a doar o leite que estiver sobrando. A doadora precisa ser saudável, não fazer uso de medicamentos ou drogas, não fumar e não fazer uso de álcool. A coleta do leite deve seguir os critérios de higiene e armazenamento orientados pela equipe técnica.

O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes foi implantado em 2013, resultado de uma parceria com o Rotary Clube Internacional. Somente neste ano, foram coletados 176,4 litros de leite, dos quais 135,6 litros foram distribuídos. Foram cadastradas 145 doadoras e 254 receptores.

A equipe também realizou 989 ligações, desde janeiro, para mulheres que acabaram de dar à luz, onde são prestadas informações sobre aleitamento materno e doação de leite. Também foram realizados 161 atendimentos individuais (consultas médicas e de enfermagem) e 257 atendimentos em grupos.

O Banco de Leite funciona no Pró-Mulher, localizado na rua Manuel de Oliveira, no bairro do Mogilar. Informações pelos telefones 4798-7343 ou 4798-7344.