Banco de Leite promove eventos para lembrar o Dia Mundial da Doação de Leite

Secretaria de Saúde

14 de dezembro de 2017
Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes está precisando de novas doações (foto: Divulgação/PMMC)

O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes está precisando de doações. Com a chegada das festas de final de ano, os estoques já estão muito baixos e a distribuição do leite para a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes pode ficar comprometida.

O leite estocado é destinado a bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa. “O Banco de Leite fornece todas as orientações necessárias e a coleta é realizada pela doadora em sua própria residência, ou seja, não há necessidade de sair de casa”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes, Paula Mateus.

O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele, o bebê se desenvolve de forma saudável, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.

Para se tornar doadora, a mulher precisa estar amamentando exclusivamente no peito e se dispor a doar o leite que estiver sobrando. A doadora precisa ser saudável, não fazer uso de medicamentos ou drogas, não fumar e não fazer uso de álcool. A coleta do leite deve seguir os critérios de higiene e armazenamento orientados pela equipe técnica.

O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes foi implantado em 2013, resultado de uma parceria com o Rotary Clube Internacional. Somente neste ano, foram coletados 176,4 litros de leite, dos quais 135,6 litros foram distribuídos. Foram cadastradas 145 doadoras e 254 receptores.

A equipe também realizou 989 ligações, desde janeiro, para mulheres que acabaram de dar à luz, onde são prestadas informações sobre aleitamento materno e doação de leite. Também foram realizados 161 atendimentos individuais (consultas médicas e de enfermagem) e 257 atendimentos em grupos.

O Banco de Leite funciona no Pró-Mulher, localizado na rua Manuel de Oliveira, no bairro do Mogilar. Informações pelos telefones 4798-7343 ou 4798-7344.