Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil termina nesta sexta, dia 13

Secretaria de Saúde

11 de novembro de 2020
Acessibilidade
Vacinação contra paralisia infantil é destinada a crianças de 1 a 4 anos

Pais ou responsáveis devem levar seus filhos à uma unidade de saúde até sexta-feira (13/11), quando termina a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Em Mogi das Cruzes, a cobertura de vacinação contra a poliomielite está com 53,60%, ou seja, foram vacinadas 12.329 crianças de 1 a 4 anos vacinadas até o momento, índice abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é 95%. 

A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em todo o território paulista para aumentar a cobertura vacinal contra a paralisia infantil. A vacinação contra a paralisia infantil é destinada a todas as crianças de 1 a 5 anos incompletos, inclusive àquelas que estejam com a caderneta de vacinação atualizada. O objetivo da campanha é manter a doença erradicada no Brasil.

Também termina nesta sexta-feira (13/11) a Campanha de Multivacinação direcionada para crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade de saúde munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas.

Além da gotinha, o calendário vacinal inclui outros 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.  
Neste ano, também passou a integrar o SUS – Sistema Único de Saúde uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. 

Quem tiver alguma dúvida pode ligar para 4798-6768.