Campanha Mogi + Rosa prossegue até o dia 31 de outubro

Secretaria de Saúde

26 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Até o dia 31 de outubro, mogianas de 50 a 69 anos que ainda não realizaram mamografia anual podem procurar a unidade de saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame. O atendimento faz parte da Campanha Mogi + Rosa, que já realizou 954 mamografias e 186 ultrassonografias de mamas entre os dias 1º e 19 de outubro.  

Deste total, até o momento, 80 pacientes foram encaminhadas para consultas com mastologistas por conta de alterações encontradas nos exames. As mamografias são agendadas nos quatro equipamentos que contam com mamógrafos na cidade: Pró-Mulher; Unica; Ame e Hospital Luzia de Pinho Melo, enquanto as biopsias e punções acontecem na Unica e no Ame, conforme necessário.

A divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer de mama sobre a importância de realizar exames preventivos prossegue em todas as unidades de saúde desde o início do mês. Neste ano, os temas abordados são “Câncer de Colo de Útero e de Mama” e “Peito que trabalha não adoece”. Na próxima quarta-feira (31/10), às 8h30, um evento educativo e a apresentação de um coral encerram as ações na sede do Mãe Mogiana.

"Até 2009, Mogi das Cruzes contava com apenas um aparelho de mamografia na cidade. Hoje temos quatro equipamentos, o que tem facilitando o acesso das mulheres aos exames, reduzido o tempo de espera e contribuído o diagnóstico precoce", avalia o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila.

O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são: menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).

A Campanha Mogi + Rosa também trabalha a prevenção do câncer de colo de útero por meio do Papanicolaou. Mulheres de qualquer idade a partir do início da atividade sexual podem procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame. O câncer de colo do útero é uma doença grave, de evolução lenta, mas que pode ser curada desde que diagnosticada na fase inicial.