Campanha Mogi+Rosa segue com programação até o final de outubro

24 de outubro de 2017

A campanha Mogi+Rosa, desenvolvida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em prol da conscientização sobre a necessidade da prevenção ao câncer de mama, segue com programação até o final deste mês. Só nos dez primeiros dias de campanha (02 a 11 de outubro), foram 639 mamografias realizadas, nos quatro equipamentos existentes no município, mais 229 ultrassonografias de mama.

A unidade que mais realizou mamografias neste período foi o Pró-Mulher, com um total de 424 exames feitos. A Unidade Clinica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba, foi a segunda, com um total de 121. No Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, foram 42 mamografias feitas e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) dois exames foram executados.

No caso das ultrassonografias de mama, elas foram realizadas na Unica e no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante. Outros exames que buscam a detecção do câncer de mama, como a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) e a core-biopsy (biópsia por ultrassom), também foram realizados na Unica e no AME.

Ao longo dos próximos dias, a programação da campanha Mogi+Rosa compreende palestras, bate-papos e atividades associadas, além da continuidade das coletas para o exame Papanicolau sem necessidade de agendamento, mais aumento de oferta de mamografias, com encaminhamento das mulheres com idade entre 50 e 69 anos que não tenham realizado o exame no último ano.

Nesta quinta-feira (26/10), serão realizadas na sede do Pró-Mulher, das 9h30 às 12h, conversas sobre câncer de mama, planejamento familiar e benefícios da amamentação. Além disso, a Unidade Móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) se fará presente, realizando coletas para exames de doenças sexualmente transmissíveis.

Já nesta sexta-feira (27/10) está na programação um evento em parceria com o Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan), no Parque da Cidade. Das 8h às 10, será realizada palestra sobre câncer de mama, mais uma aula gratuita de zumba. Além disso, este será o dia em que os funcionários da Prefeitura se vestirão de rosa, para mostrar o apoio o engajamento na campanha.

A campanha Mogi+Rosa também compreende ações como vacinação contra HPV para adolescentes com idades entre 9 e 14 anos, nas unidades básicas de saúde (UBS). Além disso, como já é tradição, os colaboradores usam laços rosa na lapela e as unidades são iluminadas com a cor rosa, mundialmente conhecida pela campanha de prevenção ao câncer de mama.

Desde 2010, a Prefeitura de Mogi das Cruzes passou a oferecer exames de média complexidade, como mamografia, até então ofertados apenas pelo Governo do Estado. Com isso, a cidade passou a contar com quatro mamógrafos: Hospital Luzia de Pinho Melo (único equipamento até 2010), Unica, AME e Pró-Mulher (instalados entre 2010 e 2012).

As pacientes que realizarem exames de Papanicolau e mamografia podem retirar resultados diretamente nas unidades de saúde. Se houver alteração nos resultados, a unidade entra em contato com a paciente e a convoca para uma avaliação mais detalhada.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6701. (Lívia de Sá)