Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado, 13 de maio

12 de maio de 2017

As 35 salas de vacina localizadas nos Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família (USF) estarão abertas neste sábado (13/05), das 8 às 17 horas, para o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Além disso, a população contará, ainda, com dois postos volantes na área central. Das 8 às 12 horas, a imunização será realizada no Mercado Municipal, com entrada pela rua Coronel Souza Franco, 440, no Centro, e das 13 às 16h30, no Clube de Campo, que fica na rua Duarte de Freitas, 133, no Parque Monte Líbano.

A Secretaria de Estado da Saúde liberou vacinação para novos grupos a partir deste sábado (13/05): Policiais Civil e Militar, Bombeiros, Funcionários do Poupatempo, Funcionários dos Correios e da Defesa Civil. Para garantir a imunização, esses profissionais devem apresentar crachá ou holerite.

Do início vacinação até a última quinta-feira (11/5), Mogi das Cruzes imunizou 95.562 pessoas, o que corresponde a 43,63% do público-alvo estimado para a cidade. Neste total, estão 2.406 crianças de 6 meses a menores de dois anos (25,84%); 3.940 crianças de 2 anos a menores de cinco anos (23,65%); 1.477 gestantes (31,73%), 344 puérperas (44,97%), 6.886 trabalhadores da saúde (77,19%), 25.260 idosos (62,05%) e 5.495 doentes crônicos (21,84%). Foram vacinados, ainda, 26 indígenas e 360 professores.

O secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, espera melhorar os índices de cobertura neste sábado (13/05). “Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou de 80% para 90% o índice de cobertura indicado para a Campanha da Gripe e muitas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ainda não foram imunizadas. Nossa expectativa é que as pessoas aproveitem o tempo livre do sábado para vacinar”, afirmou.

Quem eventualmente não conseguir tomar a vacina neste sábado (13/5), tem até o dia 26 de maio para procurar um dos postos de saúde da cidade. A dose disponibilizada neste ano garante proteção para os tipos mais graves da Influenza, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação seja feita no outono, entre os meses de março e maio, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente. Para prevenir a gripe entre a população em geral, alguns cuidados devem ser mantidos na rotina:

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
  • Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
  • Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;
  • Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
  • Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
  • Procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação.