Dia Mundial da Saúde é comemorado com novo raio-x odontológico e eventos no Parque

05 de abril de 2018

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá um grande evento nesta sexta-feira (06/4), a partir das 8h30, no Parque Centenário. Às 11h30, será realizada a entrega do novo Serviço de Odontologia de Imagem, na Secretaria Municipal de Saúde, mais um importante avanço do SIS – Sistema Integrado de Saúde.

O novo serviço tem como objetivo ampliar os meios diagnósticos de enfermidades bucais, como cáries e doença periodontal, para indicação e planejamento do melhor tipo de tratamento. Outros benefícios são a identificação de presença de doença ou agravo e o fornecimento de informações sobre a extensão do problema.

“Até o ano passado, o serviço de radiologia era ofertado por meio de uma parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes, mas agora passamos a oferecer atendimento diretamente na sede do Pró-Mulher”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis. Inicialmente, a capacidade de atendimento será para até 220 exames por mês.

Eventos

Já o evento realizado no Parque Centenário é resultado de um trabalho conjunto entre as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Saúde, com apoio das organizações sociais parcerias. Nesta edição, o público poderá conferir dicas da nutricionista do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e da enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, que estarão presentes para orientar os visitantes sobre alimentação saudável e combate à hipertensão.

“Os parques são espaços ideais para essas atividades educativas porque permite unirmos atividade física, integração com a natureza e informação sobre qualidade de vida adotada na rotina diária”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

As atividades de orientação sobre doenças diversas e o incentivo aos hábitos saudáveis e à qualidade de vida serão realizadas também nas unidades de saúde durante o mês de abril. Na segunda-feira (09/4), das 8h30 às 11 horas, os pacientes dos grupos de práticas integrativas estarão no Parque Centenário para realizar atividades de automassagem, alongamento e caminhada, com a participação de idosos das Unidades Básicas da Ponte Grande e Vila Suíssa.

Os eventos são realizados em cumprimento à Lei Municipal 5.417 de 1º de outubro de 2002 e têm como objetivo facilitar o acesso da população às orientações de prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. Ao longo do mês de abril, também é lembrada a importância do combate e tratamento da hipertensão, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que acontece em 26 de abril. A Campanha Municipal de Combate à Hipertensão Arterial está prevista na lei municipal 6.060 de 29 de outubro de 2007.