Durante evento em comemoração à Enfermagem, secretário destaca crescimento da rede municipal

10 de maio de 2017

O secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, participou na manhã desta quarta-feira (10/05), do evento em homenagem aos profissionais de Enfermagem, realizado no Auditório VIP da Universidade Braz Cubas (UBC). Ele destacou o crescimento e os avanços do SIS – Sistema Integrado de Saúde.

Em 2008, o município contava com 183 profissionais de Enfermagem. Em 2017, passou para 540, entre servidores municipais e colaboradores das organizações sociais. "O papel dos enfermeiros, técnicos e auxiliares é fundamental no atendimento e acolhimento dos pacientes. Quando assumem um plantão, esquecem os problemas em casa e focam na solução da dificuldade paciente", destacou o secretário.

"Os avanços que tivemos nos serviços de saúde em Mogi muito se deve a vocês. O investimento aliado à cumplicidade de toda a equipe fazem da nossa cidade uma referência", afirmou Cusatis. "Outros profissionais se comunicam com grupos específicos, mas, nós, da saúde, e principalmente da Enfermagem, dialogamos com toda uma sociedade", disse.

A Enfermagem está presente em todas as unidades de saúde de Mogi e é responsável por procedimentos como: pré-consultas, aferição de pressão, glicemia, programas de saúde, planejamento familiar, coleta de exames, Papanicolaou, gerenciamento, entre outros.

Quase 100 enfermeiros e técnicos participaram da cerimônia desta quarta-feira, que contou com palestra e outras atividades e antecipou as comemorações do Dia da Enfermagem, celebrado em 12 de maio.

A palestra com a neurocoaching Alini Figueiredo abordou o tema "Motivação". Psicólogos da rede municipal de Saúde realizaram uma aula de automassagem. Aulas de maquiagem também fizeram parte da programação.

Um dos momentos mais marcantes foi a troca do guardião da lamparina, objeto que simboliza a Enfermagem. O guardião escolhido é um profissional que tenha se destacado ao longo do ano. Em 2017, a escolhida foi a enfermeira Leliane Cristina Pereira, coordenadora do Programa de Saúde Mental.

"É uma grande honra e uma imensa responsabilidade", avaliou Leliane. "A qualidade da saúde em Mogi das Cruzes é perceptível e a nossa obrigação é mantê-la em alto nível", frisou a nova guardiã da lamparina, que trabalha há cinco anos em Mogi das Cruzes.

O técnico de enfermagem Geraldo Antonio Morbi, que permaneceu com a lamparina ao longo de 2016, ressaltou que uma equipe motivada e com o devido reconhecimento coloca diariamente em prática um atendimento mais eficiente e humano.