Escolas terão até terça para avaliarem protocolo sanitário para retomada das aulas

Gabinete

18 de setembro de 2020

O Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou na tarde desta quinta-feira (18/09) uma versão inicial do protocolo sanitário para a retomada das aulas em Mogi das Cruzes. As escolas terão até a próxima terça-feira (22/09) para fazer suas contribuições ao documento, que prevê medidas para os segmentos da educação infantil, ensino fundamental, EJA, ensino médio e ensino superior.

O documento foi apresentado pelo Departamento de Vigilância em Saúde e foi organizado de acordo com os decretos estaduais, a Resolução Estadual 61/2020 da Secretaria de Estado da Educação e o guia sobre a retomada das aulas feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde), Unesco e Unicef. A meta é validar o protocolo também junto aos conselhos e comunidade escolar. O protocolo será enviado ao Ministério Público.

Entre os destaques do protocolo estão a questão do distanciamento social, higienização, posicionamento das carteiras e cadeiras, ventilação natural, monitoramento das ausências de alunos e notificações de casos. O Comitê destacou a importância da comunicação entre a escola e os pais ou responsáveis para possíveis atualizações no protocolo.

O Comitê destaca ainda que é necessário o cumprimento das ações e a manutenção dos indicadores de saúde para uma possível retomada no dia 7 de outubro das atividades extracurriculares. Na próxima semana será feito um estudo do comportamento do novo coronavírus na cidade com alunos de zero a 14 anos da rede municipal. As escolas também deverão avaliar a quantidade de alunos com dificuldade de aprendizagem.

As devolutivas das escolas sobre o protocolo deverão ser enviadas pelo telefone 4798-5171 ou pelo e-mail desenvolvimento@pmmc.com.br. (Kelli Correa Brito)