Hospital Municipal ganha novo raio X portátil e garante ainda mais agilidade no atendimentos

24 de agosto de 2017

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) ganhou mais um raio X portátil. O equipamento, o segundo do tipo da unidade, vai possibilitar um atendimento mais ágil aos pacientes com dificuldades ou nenhuma locomoção.

É mais um importante avanço na qualidade do atendimento prestado pelo Hospital Municipal. “A grande vantagem está na facilidade do diagnóstico, já que o aparelho permite que o paciente permaneça no próprio leito para realização do exame", explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Fabricado pela companhia japonesa Shimadzu, o novo raio X portátil do HMMC é um dos mais modernos à disposição do mercado. "Devido à alta tecnologia e pelo fato dele ser compacto, a dirigibilidade se torna mais fácil, um fator importante quando falamos de algo que precisa ir até o local onde o paciente se encontra, além do ótimo desempenho", afirmou Luiz Humberto Leite da Silva, coordenador de Engenharia Clínica do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

O novo raio X portátil começará a ser usado na primeira semana de setembro, em comemoração ao 457º Aniversário de Mogi das Cruzes. Antes, a equipe de colaboradores, que ficará responsável pela utilização, será capacitada para sua utilização dentro da rotina da unidade. “A novidade é mais um importante avanço na qualidade dos serviços prestados aos nossos munícipes na área da saúde”, explica o prefeito Marcus Melo.

O Hospital Municipal passa a colocar à disposição dos mogianos três equipes de raio X, dois móveis e um fixo, localizado no primeiro andar, no setor de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). Em média, a unidade realiza 1.254 exames de raio X por mês, entre os procedimentos agendados pela equipe do Sistema Integrado de Saúde – SIS 160 e os casos emergenciais.

O aparelho foi adquirido por R$ 214 mil, por meio de uma emenda parlamentar apresentada pelo ex-deputado federal Valdemar Costa Neto. O valor total destinado ao Hospital Municipal via a emenda do ex-deputado foi de R$ 3 milhões. O recurso foi aplicado na compra de diversos equipamentos para a Unidade, como o tomógrafo, aparelhos de ultrassons e desfibriladores (todos já em pleno funcionamento), entre outros.