Índice de faltas de pacientes na coleta de exames laboratoriais tem redução

25 de agosto de 2017
Mudança adotada pela Secretaria Municipal de Saúde no fluxo de agendamento de exames laboratoriais reduziu índice de faltas dos pacientes (foto: Arquivo/PMMC)

Uma mudança adotada pela Secretaria Municipal de Saúde no fluxo de agendamento de exames laboratoriais conseguiu reduzir de 31,05% para 7,02% o índice de faltas dos pacientes entre os meses de julho e agosto, o que representa uma queda significativa no índice de absenteísmo. A nova medida foi a unificação das agendas das unidades por meio do SIS – Sistema Integrado de Saúde, mesma ferramenta já aplicada com sucesso no agendamento de consultas médicas e odontológicas.

Ao entrar em contato com o paciente, a equipe da Central de Agendamentos do SIS 160 disponibiliza a unidade mais próxima de sua residência para realizar a coleta do material para análise. Os principais objetivos da mudança são garantir melhorias no andamento do serviço, reduzir prazos e oferecer ainda mais conforto e agilidade para os pacientes na realização dos exames diagnósticos.

“Outra vantagem está no controle mais efetivo e dinâmico dos casos de pacientes que solicitam agendamento de um mesmo procedimento em mais de uma unidade de saúde, o que ocorre com certa frequência”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, lembrando que foram observados casos de um mesmo exame ter sido solicitado por profissionais diferentes para um só paciente.

Entre os dias 1º e 17 do último mês de julho, do total de 6.180 pacientes agendados para coleta de exames laboratoriais, 1.918 deixaram de comparecer para realização do procedimento, o que representou um índice de 31,05% de absenteísmo. No mesmo período em agosto, foram agendados 6.257, dos quais apenas 439 faltaram, ou seja, o equivalente a 7,02%. “A partir do novo fluxo, pudemos notar que os pacientes se comprometeram mais com relação às datas de agendamentos para realização dos exames”, observou o secretário.

Os pacientes são informados sobre a data do exame por mensagens fonadas, torpedos de sms e pelo telefone do SIS 160. Para isso, é preciso manter os cadastros e números de telefones sempre atualizados, uma vez que a equipe tem registros de diversos contatos sem sucesso ou qualquer retorno por parte dos pacientes.

Outras melhorias

No início de julho, a Prefeitura de Mogi das Cruzes fez uma ampliação de mais 10 mil exames laboratoriais realizados mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, a capacidade de exames subiu para cerca de 100 mil/mês. O aumento foi resultado de um aditivo no contrato com a Organização Social Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim (Cejam), que mantém parceria com o Laboratório Albert Einstein, responsável pela análise dos materiais em todas as Unidades Básicas de Saúde, unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios de Especialidades.

A medida foi adotada para reduzir o tempo de espera pelos procedimentos na Rede Municipal de Saúde, em função do aumento na demanda por exames laboratoriais registrado desde o ano passado, causado principalmente pela migração de pacientes que deixaram de contar com convênio particular. De acordo com o monitoramento do SIS, algumas unidades registraram tempo médio de 50 dias para realizar o serviço e, com a ampliação do contrato, esse prazo foi reduzido para até 30 dias.

Implantado em 2014, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para atender a demanda proveniente das unidades municipais de saúde. Conta com alta tecnologia trazida pela equipe do Albert Einstein. Somente no primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 487.939 exames laboratoriais.