Lançamento da Campanha Novembro Azul será realizada na segunda-feira, dia 5

01 de novembro de 2018

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Câmara Municipal promovem nesta segunda-feira (05/11), às 15 horas, o lançamento da Campanha Novembro Azul. Além dos pronunciamentos oficiais, o evento contará com uma palestra do médico urologista Carlos Eduardo Marins, do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, e do paciente Thiago Batalha, responsável pela campanha “Vença Sorrindo”.

Durante todo o mês de novembro, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão decorados de azul para promover rodas de conversa em salas de espera com informação e orientação para o público masculino sobre câncer de próstata e outras doenças que mais acometem os homens, como diabetes, hipertensão e ansiedade.

Além disso, estão sendo agendados exames de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos dozes meses. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para obter as orientações necessárias.

O PSA – Antígeno Prostático Específico – é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Os pacientes que tiverem resultados alterados serão encaminhados para consultas com o médico urologista. “É muito importante que todos os pacientes mantenham seus cadastros atualizados no SIS 160, com telefones fixos e celulares de fácil acesso, para que nossa equipe possa fazer o contato sempre que necessário”, alerta o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Também são realizados exames de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, e toque retal, ambos solicitados conforme critério médico, de acordo com cada necessidade. Para os pacientes que tiveram os exames normais, os resultados serão entregues na unidade de saúde de origem.

Estas e outras informações estão sendo divulgadas pelas unidades de saúde para ampliar a prevenção entre os homens, assim como ocorreu com as mulheres na prevenção do câncer de mama, durante o Outubro Rosa.