Ministério Público emite parecer favorável ao contrato de instalação do Hospital de Campanha

Secretaria de Saúde

16 de dezembro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo emitiu parecer favorável para a dispensa de licitação 15/2020, processo utilizado para locação de equipamentos, montagem e instalação do Hospital de Campanha pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O contrato foi firmado com a Fast Engenharia e Montagens S/A no valor de R$ 2.891.000,00, pelo período de três meses. 

“Essa manifestação favorável é uma vitória muito importante para o município porque o próprio Ministério Público de Contas, órgão que integra o Tribunal de Contas, iniciou procedimento investigatório alegando superfaturamento na montagem e instalação do Hospital de Campanha”, explica a procuradora geral do município e secretária de Assuntos Jurídicos, Dalciani Felizardo. 

O documento emitido pelo Ministério Público de Contas reconhece que não houve superfaturamento e nem qualquer outra irregularidade no processo de contratação e montagem da infraestrutura implantada em caráter emergencial. 

Atendimentos

O Hospital de Campanha foi instalado na Avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal, para oferecer retaguarda de internação para pacientes leves ou após alta da internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Funcionou entre os dias 26 de maio e 31 de agosto e atendeu 496 pacientes com Covid-19.

A desativação foi decidida pelo Comitê Gestor do Coronavírus de Mogi das Cruzes com base na queda do número de óbitos e internações por Covid-19 registrada a partir do final de agosto. Desde então, o município vem adotando um modelo flexível para ampliação dos leitos de acordo com a necessidade. Nesta semana, foram ativados 30 novos leitos de enfermaria nas dependências da UnicaFisio e, para os próximos dias, mais 20 leitos serão adaptados para terapia intensiva no Hospital Municipal.