Mogi amplia leitos de UTI e enfermaria para casos de Covid-19

Secretaria de Saúde

30 de novembro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes deve implantar nesta semana mais 20 leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19. Os novos leitos serão instalados no Hospital Municipal, em Braz Cubas, onde desde março funciona o Centro de Referência do Coronavírus. Atualmente, a unidade já conta com 34 leitos de UTI e 60 leitos de enfermaria para pacientes Covid.

A ampliação dos leitos de UTI é resultado de uma articulação junto ao Governo do Estado, que enviou 20 novos respiradores para o Hospital Municipal. “A montagem dos novos respiradores depende apenas da chegada de alguns insumos e dispositivos necessários para a composição completa dos equipamentos, o que deverá ocorrer nos próximos dias”, informou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. 

Segundo ele, os leitos de enfermaria também estão sendo ampliados de acordo com a demanda registrada nos últimos dias. Além das novas vagas já criadas no Hospital Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde está finalizando a montagem de 30 leitos na UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal, que servirão de retaguarda para os casos mais leves e também para pacientes em recuperação após alta da Unidade de Terapia Intensiva, mesma estratégia adotada no Hospital de Campanha. 

Nesta segunda-feira (30/11), o Governo Estadual anunciou o retorno à fase 3 – Amarela do Plano São Paulo para todo o Estado de São Paulo. A mudança de fase reduz o período de funcionamento e ocupação dos estabelecimentos de acordo com setores e serviços e é uma medida para conter o avanço dos casos do novo coronavírus. Até o momento, Mogi das Cruzes soma 11.041 casos dos quais, infelizmente, 472 pacientes foram a óbito. 

A principal orientação é manter os cuidados de prevenção porque o vírus continua circulando e a pandemia não acabou: manter o distanciamento social, manter o uso de máscaras e higienizar as mãos periodicamente.