Mogi das Cruzes promove Semana de Recolhimento de Pneus para Combate ao Aedes aegypti

16 de maio de 2018

Mogi das Cruzes promove nesta semana uma ação especial para recolhimento de pneus sem uso. A campanha é uma iniciativa da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias do Governo do Estado de São Paulo com objetivo de prevenir o Aedes aegypti, que será realizada no município por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Urbanos.

Entre os dias 14 e 18 de maio, a população poderá descartar pneus inservíveis, sem quantidade restrita, nos três Ecopontos: Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba e nas Administrações Regionais de Sabaúna, Quatinga, Taiaçupeba e Biritiba Ussú. Nos dias 14 (segunda) e 18 (sexta-feira), dois caminhões estarão na Rua Thuller, no Jardim Universo, e na Avenida Adolfo Lutz, em Cezar de Souza, como pontos móveis para recolhimento de pneus.

Um dos principais cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, é com o descarte de lixo e materiais recicláveis. “O pneu guardado nas residências pode ser um criadouro preferencial do mosquito transmissor das arboviroses urbanas, por isso a importância de descartá-los sempre que não houver mais utilidade”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pelo Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, realizada em janeiro, foi constatado que o principal problema ainda são os recipientes encontrados nas vistorias como materiais armazenados para reaproveitamento (reciclagem), inservíveis (lixo), pratinho de plantas e materiais de construção. “Esse tipo de material tem sido acumulado cada vez mais nos imóveis residenciais como fonte de renda familiar”, explica a coordenadora do Núcleo, Débora Murakami.

No primeiro quadrimestre de 2018, Mogi das Cruzes registrou 68 notificações suspeitas de dengue, das quais três casos foram confirmados (dois autóctones e um importado) e um caso importado de Febre Chikungunya.

Semana de Mobilização para Descarte de Pneus

De 14 a 18 de maio

• Ecoponto Jardim Armênia: rua Júlio Perotti, 56
  • Ecoponto Pq. Olímpico: av. Pref. Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº