Mogi das Cruzes recebe capacitação sobre pré-natal da Fundação Abrinq

22 de maio de 2017

Mogi das Cruzes está sediando o Projeto Juntos para Mudar, uma capacitação sobre pré-natal com a proposta de fortalecer o olhar dos profissionais da Atenção Básica para prevenir a mortalidade materna e infantil. A iniciativa é ministrada pela Fundação Abrinq e será realizada em diversas etapas ao longo deste ano. Além de Mogi, profissionais de Biritiba Mirim e Salesópolis também participam do curso.

O primeiro encontro aconteceu nesta manhã de segunda-feira (22/5), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. “Essa capacitação terá seis módulos ao longo de 2017 e a programação inclui diversas etapas, como a criação de grupos de gestantes e a promoção de workshop e de uma Semana de Aleitamento Materno em parceria com o Banco de Leite de Mogi das Cruzes”, explica a oficial de Programas e Projetos da Fundação Abrinq, lembrando que a cidade foi escolhida pelo fato de ser uma referência regional de maternidade e outros serviços de saúde.

O principal objetivo é aprimorar os conhecimentos dos profissionais para melhorar a qualidade da assistência e contribuir para a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil. Em 2015, a taxa de mortalidade infantil em Mogi das Cruzes ficou em 11,18, resultado de uma série de fatores que vão desde a ampliação da rede de saneamento até ações de acompanhamento contínuo às gestantes e recém-nascidos.

A capacitação desenvolvida pela Fundação Abrinq tem algumas estratégias importantes como a formação de enfermeiros para o fortalecimento do olhar e atenção no atendimento pré-natal.  “A capacitação mostra a importância do trabalho do enfermeiro no cuidado da gestante durante o pré-natal, com informações de muito valor para o dia a dia dos nossos profissionais”, explica a secretária adjunta de Saúde e presidente do Comitê de Comitê de Mortalidade Materno Infantil, Rosângela Cunha.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, incentiva e facilita o acesso ao pré-natal na Rede Básica. Ao suspeitar da gravidez, basta que a mulher procure a unidade de saúde mais próximo de sua residência para solicitar o teste e iniciar os procedimentos necessários para garantir uma gestação segura. As consultas e exames de pré-natal permitem a identificação de problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, que precisam de acompanhamentos e tratamentos específicos.

Abrinq

O Projeto Juntos para Mudar tem objetivos muito amplos e visa melhorias em diversos aspectos como indicadores sociais de educação, saúde e proteção da infância e adolescência, atuando especificamente para fortalecer a capacidade dos municípios na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Também tem como meta ampliar a capacidade da administração local em ofertar educação infantil de qualidade para o atendimento em creches, fortalecer a capacidade local para atuação em violência doméstica e sexual e desenvolver e aplicar processo de monitoramento e avaliação da tecnologia social.