Mogi das Cruzes sedia Seminário sobre Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Secretaria de Saúde

30 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes sediou nesta quinta-feira (30/08) o seminário “Aspectos Práticos do Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, uma iniciativa da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, prestigiaram o evento, realizado no auditório do Cemforpe.

Na abertura, o prefeito destacou a importância da troca de informações e experiências para o desenvolvimento de novas políticas de proteção à mulher. “Não dá para admitir nenhum tipo de violência contra as mulheres, mas a mudança da realidade atual depende da união de esforços, que é o que estamos buscando com a realização desse seminário. A construção de melhores cidades depende do envolvimento e da participação de todos”, destacou Marcus Melo.

O seminário “Aspectos Práticos do Enfrentamento à Violência contra a Mulher” foi realizado em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha, reunindo alguns dos principais nomes da atualidade na luta contra a violência à mulher nos segmentos da saúde, judiciário, defensoria pública, polícia, movimentos sociais, acolhimento e grupos reflexivos para homens.

O evento contou com uma apresentação sobre o “Panorama da Violência contra a Mulher no Alto Tietê”, feita pela especialista Fabiana Costa, que mostrou estatísticas e informações sobre violência contra a mulher no Brasil e na Região. Somente nos primeiros seis meses deste ano, o Alto Tietê registrou cinco feminicídios, dos quais quatro aconteceram dentro das residências e um na rua, pelo namorado da vítima. Também foram registradas 3 tentativas de feminicídios.

Na sequência, a médica ginecologista Albertina Duarte Takiuti, coordenadora estadual das Políticas Públicas para a Mulher, falou sobre a atuação do Estado nos casos de violência, sinais que podem indicar violência e caminhos para a mudança do cenário atual, no qual o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de violência contra as mulheres. “A emoção não se rompe apenas pela lei, mas pelo empoderamento. O que precisamos fazer é garantir o empoderamento das mulheres vítimas de violência para que não tenham medo de denunciar”, afirmou. “Outra ação são as rodas de conversa junto aos jovens e adolescentes”, complementou.

O evento contou, ainda, com um talk show com as participações da juíza Tatiane Moreira Lima, idealizadora da campanha “Juntos podemos parar o abuso sexual nos transportes” e vítima de agressão por um homem em 2016 dentro do Fórum Regional do Butantã; da defensora pública Nalida Coelho Monte, coordenadora auxiliar do NUDEM - Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; da delegada de Polícia Samira Vieira Fares; da advogada Cláudia Patrícia Luna Silva Lago, presidente da Organização Elas por Elas – Vozes e Ações para Mulheres; do psicólogo e sociólogo Flávio Urra, coordenador do programa “E Agora José”, de Santo André; e da psicóloga Clarice Jorge Araújo, do Centro de Defesa da Mulher de São Paulo.