Mogi implanta 30 leitos de enfermaria Covid na UnicaFisio

Secretaria de Saúde

14 de dezembro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes implantou, nesta segunda-feira (14/12), 30 leitos de enfermaria para pacientes internados com Covid-19 nas dependências da UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal, em Braz Cubas. Os novos leitos servirão de retaguarda para casos mais leves e também para pacientes em recuperação após alta da Unidade de Terapia Intensiva, mesma estratégia adotada com sucesso no Hospital de Campanha. 

Com os 30 novos leitos, o Hospital Municipal passa a contar com 90 leitos de enfermaria, dos quais 20 serão adaptados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Somado aos 34 leitos de UTI já existentes, a unidade passa a contar com 124 leitos. A ampliação dos leitos de UTI é resultado de uma articulação junto ao Governo do Estado, que enviou os respiradores e demais equipamentos para o município. 

Somente no Hospital Municipal, onde desde março funciona o Centro de Referência do Coronavírus, 62 pacientes estavam internados até o último sábado (12/12), sendo 37 na enfermaria e 25 na UTI. Desde o início do mês, o Governo Estadual determinou retorno à fase 3 – Amarela do Plano São Paulo para todo o Estado de São Paulo. A mudança alterou períodos de funcionamento e ocupação dos estabelecimentos de acordo com setores para conter o avanço dos casos do novo coronavírus. 

Até sexta-feira (11/12), Mogi das Cruzes soma 11.795 casos positivos, dos quais, infelizmente, 510 pacientes foram a óbito. A principal orientação para a população em geral é manter os cuidados de prevenção com distanciamento social, uso de máscaras cobrindo boca e nariz e higiene periódica das mãos. Idosos e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa devem redobrar os cuidados.

Com a proximidade das festas de final de ano, a principal orientação é evitar aglomerações, promovendo encontros com o menor número possível de pessoas, em espaços abertos, como o quintal da casa, ou ambientes bem arejados, e utilizando sempre os mesmos cuidados aplicados em locais públicos: só tire a máscara para comer; mantenha distanciamento de 1,5 metro; evite beijos e abraços.