Mogi inicia Campanha Novembro Mais Azul de prevenção ao câncer de próstata

Secretaria de Saúde

03 de novembro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (03/11) a Campanha Novembro Mais Azul para o combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens com idade entre 45 e 70 anos podem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento para realização do exame de PSA (exame de sangue). 

O exame está disponível para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses. Em caso de alteração no resultado do exame, o paciente será encaminhado pela própria Secretaria de Saúde para um urologista, onde dará sequência aos procedimentos necessários.  

Em 2019, a Campanha Novembro Mais Azul, registrou 2.322 exames de PSA. Do total realizado, 324 apresentaram alterações e foram encaminhados para o especialista médico. 

Além dos exames, os homens também terão acesso às informações por meio rodas de conversa em salas de espera, respeitando o distanciamento social e cumprindo com os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Com o bate-papo, as unidades esperam combater não só a doença, mas também os preconceitos que envolvem a saúde do homem. Os interessados também podem esclarecer suas dúvidas pelo telefone 160.

Sobre o Câncer de Próstata: é o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade. (Vinicius Santana)

Sinais e sintomas:
1.    Micção frequente.
2.    Fluxo urinário fraco ou interrompido.
3.    Vontade de urinar frequentemente à noite.
4.    Sangue na urina ou no sêmen.
5.    Disfunção erétil.
6.    Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
7.    Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.