Mogi recebe atualização de mais de 400 casos represados de Covid-19

17 de agosto de 2020

Na última semana, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais de 400 novos casos positivos de Covid-19 lançados pelo sistema oficial do Governo do Estado com informações de serviços e laboratórios que atenderam pacientes dentro ou fora do município. Embora as notificações tenham elevado consideravelmente o número de casos em um único dia, os lançamentos também demonstram que os mogianos estão testando mais, o que é importante para o controle da pandemia.

Dos 843 novos casos computados em Mogi das Cruzes entre os dias 10 e 14 de agosto, 406 são referentes a registros represados desde o mês de abril. Deste total, 8 casos foram registrados em abril; 21 em maio; 68 em junho; 169 em julho e 45 em agosto. Há, ainda, mais 95 casos positivos de pacientes mogianos sem registro de data de coleta.

A equipe do Departamento de Vigilância em Saúde faz periodicamente uma varredura em todos os canais oficiais de notificações de mogianos que buscaram atendimento ou testagem para o novo coronavírus em diferentes serviços de saúde da cidade e também de outros municípios. Nestas buscas, é comum a identificação de novos casos e até mesmo de óbitos.

Desde o início da pandemia, o município tem adotado uma série de medidas para conter o avanço da contaminação e garantir atendimento necessário. Uma das principais ações foi a criação do Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal, com Pronto Atendimento, exames e internação para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. A retaguarda de internações em enfermaria é feita pelo Hospital de Campanha.

Até o momento, Mogi das Cruzes registrou 30.236 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 5.768 foram confirmados positivos, 22.994 foram descartados (testes negativos ou sem necessidade de coleta) e 1.474 aguardam resultados de exames. Infelizmente, 289 pacientes foram a óbito.

O isolamento social é o principal cuidado, aliado ao uso a máscara facial, obrigatória para circulação na cidade, além de lavar as mãos periodicamente ou higienizá-las com álcool gel. Confira todos os cuidados para prevenir o Covid-19:

• Use máscara;
  • Lave as mãos com frequência;
  • Mantenha distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas;
  • Saia sempre com álcool gel;
  • Se possível, fique em casa;
  • Procure atendimento médico se tiver febre e outros sintomas como tosse, dor de garganta, coriza e perda de olfato e paladar.