No Dia do Árvore, Secretaria do Verde fará plantio de árvores em três parques municipais

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

20 de setembro de 2017

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realiza nesta quinta-feira (21/09), quando se comemora o Dia da Árvore, plantio de mudas no Parque Centenário (10h), no Leon Feffer e no Botyra Camorim Gatti (ambos às 15h). Também nesta quinta, o Semae fará a cerimônia de premiação do concurso "Eu Sou Amigo da Água", a partir das 8h30, no Cemforpe. Os eventos fazem parte da Semana da Primavera. Já na sexta (22/09), a secretaria fará a reintrodução de espécies nativas de orquídeas, endêmicas da Serra do Itapeti, no Parque Natural Municipal Francisco Afonso de Melo - Chiquinho Veríssimo.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que Mogi das Cruzes possui uma ótima cobertura verde e ressalta que a Serra do Itapeti é um patrimônio natural da cidade, ao lado do rio Tietê. “Nosso objetivo é levar informação à população e também estimular as pessoas a plantarem árvores. Por isso, também lançamos uma cartilha de arborização, com dicas e informações técnicas sobre este assunto”, comentou.

Sobre a reintrodução de orquídeas no Parque Municipal, o diretor da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), André Miragaia, explica que os técnicos da secretaria selecionaram "árvores hospedeiras" no Parque Municipal para receber de volta as orquídeas que, ao longo do tempo, foram retiradas do seu meio natural por conta das visitações em massa que ocorreram no passado naquele local.

“Alguns exemplares dessas espécies ainda existem em Mogi das Cruzes e serão reintroduzidas no seu ambiente natural, por intermédio do senhor Masuji Kayasima, que é um estudioso orquidófilo de Mogi das Cruzes, membro associação dos empresários de turismo rural e proprietário do Paraíso das Microorquídeas”, diz.

A programação original da Semana da Primavera teve mudanças. O seminário sobre licenciamento ambiental, originalmente marcado para o dia 20 de setembro, foi transferido para o final de outubro. Já a caminhada ecológica, marcada para domingo, dia 24 setembro, ocorrerá no dia 1º de outubro.

Cartilha

Paralelamente à Semana da Primavera, a secretaria vem divulgando a cartilha de arborização, que mostra as espécies próprias para o plantio urbano e também aquelas que não devem ser utilizadas, por possuírem raízes agressivas ou serem de grande porte. A cartilha traz ainda dicas de plantio e de manutenção, além de procedimentos necessários para a poda e o corte de arvores na cidade.

A cartilha também mostra, por exemplo, que devem passar por análise da secretaria os pedidos de poda ou supressão de árvores, localizadas na área urbana e fora de Área de Preservação Permanente (APP), sempre de acordo com a legislação vigente. O processo inlcui solicitação, vistoria técnica e, de acordo com o tipo de árvore, ações complementares como compensações ambientais. O documento também informa que, nos casos em que houver risco iminente de queda, é necessário informar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

De acordo com Lima, a cartilha também estimula a população a adotar ações como as calçadas ecológicas e o espaço árvore. A primeira consiste em um tipo de construção que reserva espaço para faixas gramas e presença de árvores, oferecendo incremento de vegetação, auxiliando no controle da temperatura e recomposição do lençol freático, pois permite a infiltração da água da chuva. Já o espaço árvore pode ser instalado em novos loteamentos e traz vantagens semelhantes à da calçada ecológica, como aumento da cobertura verde e melhoria do aspecto visual das ruas e avenidas onde for instalado.

Na mesma página onde está disponível a Cartilha de Arborização Urbana, os cidadãos também podem ter acesso ao modelo de requerimento para poda e corte de árvores e aos critérios técnicos de compensação ambiental. “É um material útil e que oferece informações importantes para as pessoas que valorizam a questão ambiental e zelam pelo futuro da nossa cidade”, completa Lima. Para mais informações, o telefone da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente é o 4798-5962. (Marco Aurélio Sobreiro)