Novembro Azul promove ações de orientação sobre câncer de próstata e outras doenças

09 de novembro de 2017

Durante todo o mês de novembro, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estão decorados de azul e promovem rodas de conversa em salas de espera para esclarecer o público masculino sobre câncer de próstata e outras doenças que mais acometem os homens, como diabetes, hipertensão e ansiedade.

Além disso, estão sendo agendados exames de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos dozes meses. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para obter as orientações necessárias.

O PSA – Antígeno Prostático Específico – é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Também são realizados os exames de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, e o exame de toque retal, ambos solicitados conforme critério médico. Estas e outras informações estão sendo divulgadas pelas unidades de saúde para ampliar a prevenção entre os homens, assim como ocorreu com as mulheres na prevenção do câncer de mama, durante o Outubro Rosa. “Nosso objetivo é acabar com o preconceito e fazer com que os homens realizem o exame que pode detectar o câncer de próstata. Quando descoberto no começo, o tratamento tem altos índices de cura”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Ao longo do mês, cada unidade está promovendo um tipo ação diferente para chamar a atenção do público masculino. Na segunda-feira (6/11), a Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, iniciou a campanha com todos vestidos de azul promoveu uma palestra sobre câncer de próstata. Nesta quarta-feira (8/11), foi a vez da equipe do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em parceria com o Voluntariado, vestir azul e promover uma apresentação musical para lembrar a causa.  Nesta quinta-feira (09/11), a UnicaFisio promove uma maratona.