Obras de construção do Bloco Cirúrgico são iniciadas na Unica de Jundiapeba

14 de setembro de 2017

A construção do novo Bloco Cirúrgico da Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, foi iniciada nesta semana. A Trópico Construtora e Incorporadora, empresa vencedora do processo de licitação, já montou o canteiro de obras e está trabalhando nas ações iniciais, como medições e estaqueamentos.

Nesta quinta-feira (14/09), o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, esteve no local para acompanhar o início das obras. No total, serão 299,15 m2 de área construída, dos quais 286,57 m2 do Bloco Cirúrgico e 12,58 m2 da cobertura de ligação com o prédio principal.

O novo Bloco Cirúrgico contará com diversos ambientes, como uma sala média de cirurgia, posto de enfermagem, sala antissepsia das mãos/escovação, vestiários, copa, depósito, armazenamento de roupas sujas, armazenamento de roupas limpas, guarda de material esterilizado, utilidades, espera e recepção, área administrativa, sanitários acessíveis feminino e masculino e 2 leitos de recuperação pós-anestésica.

A unidade terá classificação Tipo II, ou seja, poderá realizar cirurgias de pequeno e médio porte com anestesia local, sem pernoite do pacientes.  Alguns procedimentos que poderão ser realizados no local são: vasectomias, tratamento cirúrgico de varicocele, hérnia umbilical, entre outros.

“Com o término das obras, a Unica será um hospital-dia, tornando-se uma importante referência para procedimentos cirúrgicos realizados com anestesia peridural e sem necessidade de internação. Teremos um grande leque de oportunidades que a demanda irá apontar”, explicou o secretário, lembrando que a capacidade para a nova unidade será de até 100 cirurgias por mês .

As obras estão orçadas em R$ 631.290,31, o que representa uma economia de 25% diante do valor inicialmente previsto, que era de R$ 841.616,91. A ampliação é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Valdemar Costa Neto e o prazo para execução dos serviços é de oito meses.

Histórico

A Unica foi a primeira clínica de especialidades construída pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, inaugurada em 2012, garantindo um importante avanço do município em uma área de serviço de competência do Estado.  Mensalmente, a Unica realiza uma média de 1,7 mil consultas nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Endocrinologia, Geriatria, Mastologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Neurologia e Urologia.