Prefeito entrega nova carteira para identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

17 de dezembro de 2020

O prefeito Marcus Melo entregou nesta quinta-feira (17/12) as primeiras unidades da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. O objetivo do documento é identificar e assegurar a prioridade nos atendimentos dos serviços públicos e privados para pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em especial nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

A carteira será expedida pela Secretaria de Assistência Social em parceria os PAC - Pronto-Atendimento ao Cidadão e terá validade de cinco anos, devendo ser renovada a cada período para atualização dos dados cadastrais. “Fico muito feliz e grato por ter trabalho pela minha cidade em todas as áreas, principalmente em ações como essa, que certamente colaborarão para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

A elaboração e emissão do novo documento é resultado de um trabalho realizado em conjunto com mães, como os grupos Resiliência Azul e Somos Notáveis, presentes no encontro. “Vocês mães são as grandes inspiradoras desse trabalho, que certamente é o início de uma política pública construída de maneira colaborativa”, afirmou o vice-prefeito Juliano Abe.

A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, falou sobre outras ações direcionadas às pessoas com TEA e o planejamento conjunto que resultou na emissão do novo documento de identificação. A comissão responsável contou com Departamento de Tecnologia, Secretarias Municipais de Gestão, Saúde, Gabinete, Educação e Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. “A união de esforços resultou nessa importante conquista”, ressaltou.

Marcela Diniz de Lourenço, mãe do Christian Diniz de Lourenço, e Diva Batista Bardazzi, mãe de Luigi Batista Bardazzi, falaram sobre a importância do documento. “Eu tenho experiências incríveis com a equipe da Prefeitura de Mogi das Cruzes, seja na escola do meu filho, ou nos encontros que tivemos aqui. E certamente essa carteirinha irá mudar a nossas vida, irá ajudar muito em diversas situações do nosso cotidiano”, afirmaram. Estiveram presentes outras mães de alunos da Emesp – Escola Municipal de Educação Especial Profª Jovita Franco Arouche, que é referência no atendimento de autistas, além do vereador Marcus Furlan.

Como fazer

Os documentos necessários para elaboração da CIPTEA são: laudo médico original com indicação do código do CID; RG e CPF originais da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA); cópia do cartão do SUS da pessoa com TEA; comprovante de residência atualizado (até dos últimos três meses) em nome da pessoa ou de seu responsável legal; RG e CPF original do representante legal da pessoa. Pode ser emitido diretamente no PAC ou solicitado pelo whatsapp (11) 99769-9505 e 94333-8153.