Prefeito Marcus Melo recebe visita da equipe do Cecco, vice-campeã da Copa da Inclusão

06 de setembro de 2017

O prefeito Marcus Melo recebeu, nesta quarta-feira (06/09), a equipe do Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa formada por 30 pacientes que ficaram em segundo lugar na 16ª Copa da Inclusão. Realizado desde 2002, o evento é um encontro esportivo, cultural e terapêutico criado dentro do contexto da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, que propõem o desenvolvimento de novas práticas para o atendimento em saúde mental.

“Quero parabenizar a equipe do Cecco pelo segundo lugar e dizer que, muito mais importante que a vitória, é saber competir, participar e aproveitar essa oportunidade de convivência”, disse o prefeito, que fez questão de mostrar sua sala para a equipe de visitantes.

Neste ano, participaram da Copa da Inclusão instituições dos municípios de São Paulo, Sorocaba, Suzano, Carapicuíba, São Bernardo, Itapetininga, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Barueri, Santo André, Mauá, Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Todas as quartas-feiras, nos meses de julho e agosto, pacientes, familiares e profissionais participaram de atividades esportivas diversas: torneios de futsal, vôlei, queimada, tênis de mesa, mini-maratona, dama, dominó, xadrez, oficinas terapêuticas de dança cigana, sentada, sênior, circular, capoeira, samba, e show de talentos. Também foi realizada uma feira de geração de renda com produtos confeccionados por pacientes.

O Cecco foi criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2010 para complementar a rede de atenção em saúde mental implantada em 2009, com a municipalização do Ambulatório de Saúde Mental - até então mantido pelo Governo do Estado - e a inauguração do Caps - Centro de Atenção Psicossocial. Em breve, a rede será complementada com a implantação do Caps AD da Unidade de Acolhimento Adulto.

O Cecco é um espaço aberto à população criado para promover a saúde e a autonomia das pessoas por meio de atividades físicas, artes e artesanato. Recebe pacientes psiquiátricos leves e em fase de recuperação e também membros da comunidade em geral.