Prefeitura de Mogi das Cruzes oferece tratamento de combate ao tabagismo

29 de agosto de 2017

No primeiro quadrimestre deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu 5.019 medicamentos para pacientes do Programa de Combate ao Tabagismo, iniciativa pioneira da Prefeitura de Mogi das Cruzes que oferece tratamento para quem deseja largar o vício do cigarro. O programa é lembrado nesta terça-feira (29/08), Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O consumo de cigarro e derivados do tabaco podem causar quase 50 tipos de doenças. Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto, 90% dos casos de câncer no pulmão, 25% das doenças vasculares, como o derrame cerebral, e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago e pâncreas). “O Programa de Combate ao Tabagismo é uma importante iniciativa de promoção à saúde, que tem contribuído para melhorar a qualidade e a expectativa de vida de muitas pessoas”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O Programa mantido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes foi criado em 2007 e é realizado conforme protocolo do Ministério da Saúde. O tratamento começa com uma avaliação clínica do paciente e segue com terapias em grupo e acompanhamento contínuo. A iniciativa oferece, ainda, adesivos transdérmicos de nicotina em diferentes versões e, dependendo do caso, medicamento complementar para combater a síndrome da abstinência.

Para participar do programa, o paciente precisa se inscrever diretamente em uma das 12 unidades de referência. Cada unidade mantém dias e horários diferenciados para as reuniões, por isso os interessados devem procurar os locais e efetuar o cadastro.