Profissionais de saúde participam de curso de Libras para qualificar atendimento

15 de maio de 2017

Para melhorar o atendimento aos pacientes com deficiência auditiva, a Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta terça-feira (16/5) uma nova turma de capacitação para funcionários no Curso de Libras. A Língua Brasileira de Sinais é usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida por lei como uma língua oficial, assim como a língua falada.

As primeiras turmas do Curso de Libras da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas no ano passado. Em 2016, 26 funcionários da Saúde participaram do treinamento, resultando em 16 unidades de saúde com pelo menos uma pessoa capacitada. Neste ano, serão 41 servidores e 23 unidades de saúde assistidas. As aulas são ministradas na Escola de Governo

As aulas são resultado de um investimento do Grupo Técnico de Educação Permanente do Alto Tietê que tem como meta capacitar pelo menos dois profissionais para a linguagem dos sinais em cada unidade de saúde da região.

Serão realizados encontros voltados para a inclusão de surdos e deficientes auditivos. "O Curso de Libras prepara nossos profissionais para a comunicação adequada por meio da linguagem de sinais, garantindo maior integração do deficiente auditivo quando precisar ser atendido na rede de saúde”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O Curso de Libras e o conteúdo das aulas práticas inclui configuração de mão, alfabeto, números, apresentação e saudações; sinal próprio, pronomes e outras formas de comunicação. Há, ainda, orientações gerais sobre como se comunicar com pessoas surdas; cultura surda; legislação (reconhecimento da Libras como língua, Lei da Acessibilidade e Decreto 5626/2005, que regulamenta a lei que dispõem sobre a Libras). A Língua Brasileira de Sinais é também conhecida como língua de sinais porque utiliza-se de gestos e sinais como forma de comunicação. Assim como existem várias línguas faladas no mundo, existem também várias línguas de sinais, muitas delas reconhecidas oficialmente, como é o caso da Libras.