Programa Mulheres de Peito fica em Mogi das Cruzes até o fim deste mês

12 de março de 2019

O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, estiverem no Largo do Rosário, nesta manhã de terça-feira (12/03), para receber as primeiras pacientes do Programa Mulheres de Peito. A carreta que promove exames de mamografia visa atender as mulheres do município e região oferecendo atendimento humanizado e de qualidade.

A unidade móvel do Programa Mulheres de Peito fica no Largo do Rosário até o dia 30 de março, em comemoração ao Mês da Mulher. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado para ampliar e facilitar a oferta de exames de mamografia. “Esse exame é muito importante porque é capaz de detectar o câncer ainda em fase inicial, possibilitando os encaminhamentos e tratamentos necessários”, explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, que acompanhou o prefeito e a presidente do Fundo Social na abertura dos trabalhos.

Para mulheres entre 50 e 69 anos de idade não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame na unidade móvel do Programa Mulheres de Peito. Pacientes fora dessa faixa etária também podem realizar os exames, desde que tenham um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto pela particular. Nesses casos, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as primeiras participantes estava a senhora Quioco OnoYamauchi, de 74 anos, moradora do bairro Mogi Moderno, que viu neste programa uma oportunidade de colocar os exames em dia, pois estava há dois anos sem realizar a mamografia. “Achei muito boa essa iniciativa, porque facilita o acesso para quem precisa do exame”, elogiou.

A carreta deverá atender 50 mulheres de segunda a sexta-feira e 25 mulheres aos sábados. Para exames que apresentarem algum tipo de alteração, as pacientes serão atendidas na própria unidade móvel, com consultas, exames complementares e encaminhamentos, conforme cada necessidade. Já os exames sem alterações serão encaminhados ao Pró-Mulher, para consultas de rotina.