Saúde orienta sobre cuidados para prevenção de doenças em áreas alagadas

Secretaria de Saúde

12 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram nesta terça-feira (12/03) uma série de ações junto aos moradores de áreas afetadas pelas fortes chuvas e inundações. O trabalho começou no Distrito de Biritiba Ussú e também na região do Jardim Aeroporto e Santos Dumont, com apoio dos agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF), que promovem visitas domiciliares, facilitando o diálogo com a comunidade.

As orientações serão repassadas, ainda, às famílias de Jundiapeba e outras regiões do Oropó. Nesta manhã de quarta-feira (13/03), a equipe da Vigilância Epidemiológica participará de uma reunião na UPA 24 horas do Oropó para orientação aos profissionais de saúde, que atuam como multiplicadores das orientações.

O principal objetivo é contribuir para evitar doenças comuns nestas situações, principalmente a leptospirose, causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar na pele humana. “As pessoas que tiveram contato com água ou lama de enchentes precisam ficar atentas a sintomas como febre alta, dor muscular, principalmente na batata da perna, náuseas e dores de cabeça”, explicou o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, que percorreu os principais locais afetados pelas cheias.

Neste caso, a orientação é procurar assistência médica e relatar que houve contato com alagamento. Não existe vacina para prevenir a leptospirose. 

Outra doença que preocupa nestas situações é a hepatite A, transmitida pela água misturada com resíduos de esgoto. As enchentes também aumentam o risco de diarreia, causada por bactérias, vírus e parasitas, coceiras e problemas na pele. Por este motivo, é fundamental realizar uma boa higienização no imóvel depois do escoamento das águas.

"Quem teve sua casa inundada deve tomar alguns cuidados ao fazer a faxina, usando luvas, botas ou, na ausência destes itens, sacos plásticos reforçados para proteger as mãos e os pés", explica a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei. Ao lado de técnicos da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a médica percorreu os imóveis atingidos pelas cheias no Distrito de Biritiba Ussú, nesta manhã de terça-feira.

Os locais e pertences atingidos por enchentes devem ser lavados e desinfetados com água sanitária. Objetos, roupas, sapatos e tapetes devem secar no sol para matar as bactérias antes de serem lavados. Já os alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água da enchente precisam ser descartados.

Durante a visita, a equipe distribuiu materiais informativos sobre os cuidados necessários e a utilização do hipoclorito de sódio na purificação da água para consumo e preparo das refeições e também para a lavagem de frutas, verduras e vegetais. O hipoclorito pode ser solicitado nas unidades de saúde.

CUIDADOS IMPORTANTES:

  • Não consuma nenhum alimento que teve contato com a enchente;
  • Não deixe as crianças brincarem em áreas alagadas;
  • Fique atento a sinais e sintomas como febre alta, dores musculares (principalmente na batata da perna) e dor de cabeça;
  • Se precisar transitar por áreas alagadas, faça isso utilizando botas e luvas ou utilize sacos plásticos reforçados para garantir a proteção.