Saúde promove palestra sobre Esclerose Múltipla para informar e conscientizar

29 de agosto de 2018

Para comemorar o Dia Municipal da Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto, mesma data em que se comemora do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um encontro com o presidente do Gatem - Grupo Alto Tietê de Esclerose Múltipla, Wilson Gomiero, para duas turmas de alunos e convidados do Pró-Hiper. O objetivo foi contribuir para ampliar a divulgação sobre a doença na cidade.

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Sua causa ainda é desconhecida, mas tem sido foco de muitos estudos em todo o mundo, o que possibilita uma constante evolução na qualidade de vida dos pacientes.

A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo, fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. “Atualmente, o Gatem presta atendimento para 180 pessoas nas áreas de fisioterapia e psicologia, o que presta uma grande contribuição para a qualidade de vida e a rotina desses pacientes”, informou o presidente.

As ações fazem parte do Dia Municipal da Esclerose Múltipla (lei municipal 7.073/2015), data instituída para comemorar e conscientizar sobre a doença por meio da divulgação de ações educativas e preventivas. O trabalho deve contribuir para o desenvolvimento de propostas que possibilitem acesso dos portadores de esclerose múltipla aos serviços públicos e garantir a democratização de informações sobre técnicas e procedimentos existentes no tratamento. O tema está sendo abordado também nas salas de espera dos postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família.