Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação sobre violência contra idosos

27 de agosto de 2018

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nesta manhã de segunda-feira (27/08), no auditório da Escola de Governo, uma capacitação sobre Terceira Idade para agentes comunitários de saúde. O objetivo foi instruir os profissionais que promovem visitas domiciliares para um atendimento ainda mais qualificado na atenção aos idosos, incluindo a identificação de sinais de maus tratos ou outros tipos de violência.

A capacitação reuniu importantes profissionais e temas com foco no atendimento aos idosos. O trabalho começou com a palestra “O Processo do Envelhecimento”, proferida pelo médico Carlos Chrisman, que apresentou as principais mudanças físicas e comportamentais na terceira idade, como mobilidade, articulação, memória, cuidados com a pele, entre outros.

O médico legista Zeno Morrone falou sobre “Como identificar uma Violência”, preparando melhor os agentes comunitários para identificação de sinais de violência. Na sequência, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Juraci Fernandes, falou sobre “Os Direitos da Pessoa Idosa”.

A médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei, apresentou o tema “Notificações de Violência” e, pra completar a delegada Vera D’Antracolli mostrou detalhes do trabalho realizado pela Delegacia do Idoso.