Secretário de Saúde presta informações atualizadas sobre Covid-19 na Câmara Municipal

Secretaria de Saúde

16 de dezembro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

O secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, esteve na Câmara Municipal nesta quarta-feira (16/12), quando acontece a última sessão ordinária do ano, atendendo ao pedido dos vereadores para explicar a situação da pandemia do novo Coronavírus na cidade.

Presidida pelos vereadores Cláudio Miyake e Otto Rezende, representantes da Comissão Permanente de Saúde, Zoonoses e Bem Estar Animal, a reunião foi uma oportunidade para informar os detalhes das mais recentes ações de enfrentamento. 

“Desde segunda-feira (14/12), já estão em funcionamento 30 novos leitos de enfermaria para pacientes internados com Covid-19 nas dependências da UnicaFisio. Com isso, só o Hospital Municipal passa a contar com 124 leitos exclusivos para pacientes internados por conta do novo coronavírus”, informou o secretário. 

Os novos leitos servem de retaguarda para casos mais leves e também para pacientes em recuperação após alta da Unidade de Terapia Intensiva, mesma estratégia adotada com sucesso no Hospital de Campanha. “Também já estamos finalizando a montagem de 20 leitos de terapia intensiva no Municipal, que irá somar aos 34 já existentes”, acrescentou. 

Ele explicou que a ampliação dos leitos de UTI é resultado de uma articulação em andamento com o Governo do Estado desde o mês passado, antecipando as ações necessárias para garantia de atendimento na fase atual de nova alta nos casos e internações. Foram enviados 20 respiradores e, nos próximos dias, devem chegar os monitores multiparamédicos para complementar as estruturas necessárias. 

Até o momento, Mogi das Cruzes soma 12.010 casos positivos, dos quais, infelizmente, 519 pacientes foram a óbito. O índice de ocupação dos leitos no Hospital Municipal, onde funciona o Centro de Referência do Novo Coronavírus, é de 50% na enfermaria e 73% na UTI Covid. Considerando todas as unidades do município, com exceção do Hospital Luzia de Pinho Melo, que deixou de integrar o Comitê Municipal no início da semana, esses índices sobem para 57% enfermaria e 76% UTI.