Secretário de Saúde trabalha na implantação de consórcio regional do Condemat

05 de maio de 2017

A Câmara Técnica de Saúde do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, está designando uma comissão para estudar a implantação de um Consórcio Regional, nos mesmos moldes do Cresamu – Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já serviu de exemplo para diversos gestores do País.

O objetivo do novo consórcio é facilitar a gestão de convênios de interesse regional, como é o caso da AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência. “O principal objetivo é o contrato com a AACD para os demais municípios da região, mas o consórcio poderá suprir outras necessidades do Alto Tietê, como a compra de medicamentos”, adiantou o secretário Téo Cusatis, após reunião da Câmara Técnica de Saúde do Condemat realizada nesta manhã de quarta-feira (04/05).

Segundo ele, cada município ficou responsável pelo levantamento do número de pacientes com indicação para tratamento na AACD para que seja marcada uma reunião com a diretoria da entidade. “Vamos trabalhar em conjunto para garantir a retomada do atendimento nos municípios”, afirmou.

No final do ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes renovou o convênio com a AACD por mais cinco anos. O valor anual do convênio subiu de R$ 960 mil para R$ 1.440.000,00 por ano.

Histórico

A unidade mogiana da AACD foi inaugurada em 2011 e, desde então, já cadastrou mais de 1 mil pacientes e realizou mais de 90 mil atendimentos diversos como sessões de Fisioterapia Solo, Fisioterapia Aquática, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem. O trabalho é realizado por uma equipe composta por 29 profissionais (médico fisiatra, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e equipe administrativa), 25 voluntários e nove conselheiros.

A unidade foi construída com recursos da edição 2010 do Teleton (maratona televisiva de arrecadação), que escolheu Mogi das Cruzes graças a uma série de investimentos feitos pela Administração Municipal na inclusão de deficientes como frota de ônibus 100% adaptada para o transporte de cadeirantes; referência regional da Santa Casa de Misericórdia para a realização de cirurgias ortopédicas e o engajamento da Prefeitura em todo o processo, incluindo a doação da área de 5 mil metros quadrados (m2).