Secretário estadual da Saúde, David Uip, recebe título de cidadão mogiano

01 de setembro de 2017

O prefeito Marcus Melo participou, na noite de quinta-feira (31/08), da sessão solene de entrega do título de Cidadão Mogiano ao secretário de Estado da Saúde, David Everson Uip. A homenagem foi proposta pelos vereadores Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho e Mauro Luís Claudino Araújo pelos relevantes serviços prestados pelo Governo do Estado na Saúde de Mogi das Cruzes, em especial pela implantação do Centro de Oncologia no Hospital Luzia de Pinho Melo, inaugurado no último mês de maio.

Aos 65 anos, David Uip está à frente da Secretaria de Estado da Saúde desde setembro de 2013. É professor livre-docente da Universidade de São Paulo (USP), onde obteve os títulos de mestre e de doutor, é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC, além de ser professor titular da Universidade do ABC. "Hoje é dia de agradecer. Essa homenagem é o reconhecimento de uma cidade que enxerga no senhor alguém comprometido em melhorar a vida das pessoas", afirmou o prefeito Marcus Melo, ressaltando os investimentos do Governo do Estado na saúde de Mogi das Cruzes. "Entre o custeio de equipamentos próprios e o apoio às iniciativas da cidade, a Secretaria de Estado da Saúde investirá mais de R$ 308 milhões em 2017", acrescentou.

David Uip foi diretor-presidente da Fundação Zerbini, diretor executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, diretor da Casa da Aids, diretor do núcleo de saúde da Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), coordenador do programa de cooperação Brasil-Angola na luta contra Aids e endemias, assessor especial do governo do estado na gestão de Mário Covas e diretor técnico do departamento do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. "Essa homenagem é uma das maiores honrarias que recebi até hoje, se não a maior. Ser escolhido para fazer parte de uma cidade, de sua cultura, é motivo de muita alegria", garantiu.

Em Mogi das Cruzes, o Governo do Estado mantém três equipamentos que prestam atendimento regional: Hospital Luzia de Pinho Melo, Centro Especializado de Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti e AME - Ambulatório Médico de Especialidades, construído por meio de uma parceria firmada com a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Além disso, importantes iniciativas municipais recebem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde. A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, por exemplo, está contemplada nos Programas Santa Casa Sustentável e Pró-Santa Casa II que, juntos, garantem R$ 8.236.568,40 por ano à unidade. Já o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes receberá, ao longo de 2017, R$ 8.130.000,00 referentes à verba de custeio e emenda parlamentar de autoria.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Assistência Farmacêutica de Atenção Básica recebe R$ 925.580,20 para aquisição de medicamentos em geral e de glicemia; o Departamento de Rede Básica recebe mais R$ 1.273.939,00 do Programa de Atenção Básica (PAB) para ações e melhorias; e o Departamento de Vigilância em Saúde está contemplado com R$ 77.400,00 do Programa Todos Juntos contra a Dengue, recurso destinado para medidas de combate e prevenção ao Aedes aegypti. "A Saúde depende muito da integração, o que felizmente vivenciamos em Mogi fas Cruzes graças à parceria com o Governo do Estado, na figura do dr. David Uip", afirmou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.