UBS Alto do Ipiranga completa primeiro aniversário com 45 mil procedimentos

18 de outubro de 2017

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga “Dr. José Carlos Duarte Guedes” completou um ano de funcionamento com 45.251 mil procedimentos realizados, entre outubro de 2016 e setembro de 2017, uma média de mais de 4,1 mil atendimentos por mês. A UBS oferece consultas de ginecologia e obstetrícia, clínico geral, pediatria, dentista, além de procedimentos de enfermagem e vacinação. Nesta quinta-feira (19/10), será realizada uma comemoração em homenagem à data.

Entre as consultas foram realizados, em média, 2.025 atendimentos, todos eles agendados pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS-160). Já os procedimentos em enfermagem correspondem a 2.087 por mês.

“Os números de atendimentos mostram a importância da UBS Alto do Ipiranga para o sistema de saúde de Mogi das Cruzes e, principalmente, para a população daquela região da cidade, que passou a contar com um serviço com de qualidade mais próximo de sua casa, facilitando o acesso a consultas, procedimentos de enfermagem e exames”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.

A equipe de enfermeiros e técnicos da UBS realizam avaliação antropométrica, glicemia capilar, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, inalação e nebulização, curativo, retirada de ponto, aferição de temperatura corporal, imunização, Papanicolau, entre outros.

Classificada como Porte III, o que significa que conta com um número maior de serviços e uma infraestrutura ainda mais completa, a unidade tem 750 metros quadrados de área construída e um total de oito consultórios, sendo três básicos, dois ginecológicos e três odontológicos.

A estrutura contempla, ainda, uma sala de observação, salas de demonstração em saúde, de triagem, de vacinação e de procedimentos de enfermagem e uma Farmácia.

A coordenadora da UBS, Vanessa Arruda, afirmou que, além dos atendimentos médicos e de enfermagem, a Unidade se destaca pelo acolhimento humanizado. “Colocamos o paciente como o protagonista e levamos em consideração o seu ponto de vista, as suas necessidades e os seus anseios”, afirmou. A equipe que presta os serviços é formada por 20 profissionais.

A UBS Alto do Ipiranga fica na rua Capitão Joaquim Melo Freire, 700, no Alto Ipiranga.

Melhorias

Por ouvir o paciente, diversas melhorias foram implantadas durante o primeiro ano de funcionamento da unidade de saúde. Entre elas está o reforço do atendimento em ginecologia. Mais um médico foi colocado à disposição das mogianas. A implantação da senha eletrônica foi um grande avanço. O atendimento passou a ser ágil.

Outra melhoria diz respeito à chegada das voluntárias da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes. Elas ajudam no acolhimento e no atendimento humanizado dos pacientes. A UBS ganhará, ainda neste ano, uma brinquedoteca, em parceria com o Voluntariado. Ela será utilizada pelos pequenos pacientes enquanto aguardam a consulta com o pediatra.

A equipe da UBS também coloca em prática ações chamadas “extramuro”, quando são ofertados serviços fora do espaço da Unidade. É o caso do suporte oferecido aos idosos que frequentam a Academia da Terceira Idade (ATI), localizada em frente à UBS.

Grupos

A UBS Alto do Ipiranga promove ainda dois grupos de promoção de saúde: o das gestantes e o Hiperdia, acompanhamento dos portadores de hipertensão. Em novembro, dará início ao grupo de combate ao tabagismo.

“Os grupos têm como objetivo unir pacientes com os mesmos objetivos e criar um vínculo com a unidade a fim de oferecer um tratamento mais efetivo”, afirmou a enfermeira assistencial da UBS, Michele Diniz.

Para a turma de gestantes são oferecidas ações educativas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, importância do aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, entre outros temas. Esta atividade conta com a parceria da Fundação Abrinq.

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes atendidos na rede ambulatorial do SIS-160. Já o tabagismo vai abordar questões ligadas ao combate à dependência.