Unica realiza mutirão de consultas e terá novo bloco cirúrgico

19 de junho de 2017

O prefeito Marcus Melo esteve nesta manhã na Unica – Unidade Clínica Ambulatorial Dr. Arthur Domingos Fais, no Distrito de Jundiapeba, para o lançamento do mutirão para antecipação de consultas de especialidades e o anúncio da ampliação da unidade com a construção de um novo Bloco Cirúrgico. Os atendimentos médicos nas áreas de Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia e Urologia já começaram, enquanto a obra deve ser iniciada no mês de julho.

No total, serão ofertadas 1.653 consultas, exclusivamente para retorno de pacientes já aguardando, sendo 551 consultas de Cardiologia, 199 de Endocrinologia, 323 de Gastroenterologia e 580 de Urologia. O atendimento será realizado nos próximos 60 dias e a equipe da Unica já está entrando em contato com os pacientes. “Mogi das Cruzes avançou muito na área da saúde e vamos continuar avançando, graças ao trabalho da equipe e ao planejamento estratégico das ações”, explicou o prefeito.

O novo Bloco Cirúrgico será construído anexo ao prédio principal da Unica e contará com 300 metros quadrados de área, distribuídos em diversos ambientes como: sala média de cirurgia, recuperação pós-anestésica, posto de enfermagem, sala antissepsia das mãos/escovação, vestiários, copa, DML, armazenamento de roupas sujas, armazenamento de roupas limpas, guarda de material esterilizado, utilidades, espera e recepção, área administrativa, sanitários acessíveis feminino e masculino. “Estamos finalizando o processo de licitação, em função de recursos, mas a obra deve ser iniciada no começo de julho”, informou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O novo bloco será uma Unidade Ambulatorial Tipo II, atendendo cirurgias de pequeno e médio porte com anestesia local, sem pernoite do paciente, ou seja, aos moldes de um Hospital-Dia. Terá capacidade para realizar até 100 cirurgias por mês, como vasectomia, tratamento cirúrgico de varicocele, hérnia umbilical, entre outros procedimentos pouco invasivos. “Desta forma, o Hospital Municipal poderá fortalecer uma de suas principais vocações, que é o atendimento às crianças. Desde o fechamento do Pronto Socorro Infantil do Hospital Luzia de Pinho Melo, o número de internações infantis no Hospital Municipal vem crescendo significativamente”, explicou Cusatis.

Balanço

A Unica foi implantada em fevereiro de 2012 e já realizou 903.256 procedimentos em pouco mais de cinco anos de atividades. Deste total, foram 189.101 consultas médicas (67.503 de atenção básica e 121.598 de especialidades), 154.785 procedimentos de enfermagem, 5.500 pequenas cirurgias, 40.218 atendimentos da equipe multiprofissional, 91.732 atendimentos odontológicos e 421.920 exames diagnósticos.