Ação Integrada discute ações ligadas à segurança pública na primeira reunião de 2019

Secretaria de Segurança

01 de fevereiro de 2019

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta sexta-feira (01/02), da primeira reunião do ano da Ação Integrada de Segurança, que reúne representantes do Ministério Público, Prefeitura de Mogi das Cruzes e Polícias Militar e Civil. O encontro foi realizado no gabinete da Prefeitura e abordou diversos temas ligados à segurança pública na cidade.

Entre os temas discutidos estão as ações de atendimento a pessoas em situação de rua no município. O trabalho e o atendimento a esta população no município foram detalhados por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social. A cidade conta com 156 vagas de acolhimento, além do CentroPop que realiza o trabalho de abordagem e atendimento psicossocial.

“É importante que possamos discutir ações que podemos adotar para minimizar os problemas que podem ser causados às pessoas, ao mesmo tempo em que oferecemos o atendimento, conforme determina a legislação”, destacou o prefeito Marcus Melo.

O trabalho realizado em Mogi das Cruzes identifica as características das pessoas que buscam o serviço para que seja realizado o atendimento mais adequado, buscando a reinserção social do indivíduo e o retorno dos vínculos familiares. Durante a reunião também foram discutidas ações para o atendimento a pessoas em situação de rua que possuem problemas psicológicos.

Outro tema abordado foi o início de atuação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) , que funciona na Vila São Francisco. O serviço começou a operar no dia 7 de janeiro e, até o dia 31, realizou 390 atendimentos.

Também foram abordados temas importantes como ações para combate de violência doméstica, o Hackathon, que acontecerá neste sábado e domingo (02 e 03/02), o início de operação do pátio municipal de veículos e o combate a loteamentos irregulares.

A reunião desta sexta-feira também contou com a participação dos promotores Leandro Lippi Guimarães e Clóvis de Castro Humes, da procuradora-geral do município, Dalciani Felizardo, do secretário de Gabinete, Marcos Regueiro, do secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, do delegado seccional de Mogi das Cruzes, Jair Barbosa Ortiz, do delegado Evaldo José de Melo, do major PM Relder Sandro de Souza Filho e do representante da Cetesb, Frederico Belfort Poletti. (Luiz Maritan)