Fiscalização e Guarda impedem invasões de áreas de proteção ambiental

Secretaria de Segurança

20 de dezembro de 2018

Equipes da Secretaria Municipal de Segurança e da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes impediram duas invasões a áreas públicas de proteção ambiental. Nesta quinta-feira (20/12), o flagrante aconteceu na rua Cabo Diogo Oliver, próximo à ponte sobre o rio Tietê, na Ponte Grande. Já na quarta-feira (19/12), a ação foi realizada às margens do córrego dos Canudos, na Vila Estação.

Na ocorrência desta quinta-feira, equipes do Departamento de Fiscalização de Posturas estiveram na rua Cabo Diogo Oliver, próximo ao rio Tietê e à estação elevatória de esgoto do Semae. No local, os invasores haviam quebrado um muro e estavam iniciando irregularmente uma construção de alvenaria. A estrutura foi derrubada e foram apreendidas ferramentas encontradas no local, além de uma porta de madeira.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foi acionada para que o buraco no muro seja fechado, evitando novas invasões. Os trabalhos serão iniciados nesta sexta-feira (21/12).

“A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando um trabalho intenso para evitar ocupações irregulares na cidade. Para isso, foi criada uma equipe específica, que trabalha em conjunto com estrutura do Departamento de Fiscalização de Posturas e com a Guarda Municipal”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Já o caso desta quarta-feira aconteceu no final da rua Santa Virgínia, próximo ao córrego dos Canudos, na Vila Estação. O local já vinha sendo alvo de denúncias quando à ocupação irregular da área, que é pública e de proteção ambiental.

No local, foram encontrados dois barracos de lona, que foram desmontados. Também foram flagradas pessoas fazendo utilização de entorpecentes. Feita a abordagem, foi verificado que eles possuíam antecedentes criminais, porém sem condenações. Sendo assim, foram liberados.

Jardim Aeroporto

Já no sábado (15/12), o Departamento de Fiscalização e a Guarda Municipal flagraram uma ocupação irregular de área pública na avenida Brigadeiro Newton Braga, próximo à Praça da Juventude. No local, foram demolidos dois barracos de madeira que ainda não estavam habitados, além da retirada de aproximadamente 800 metros lineares de cercas, mourões e arame farpado.

O local estava sendo preparado pelos invasores para que fosse possível a divisão em lotes. No momento da ação, não havia pessoas no local.

Denúncias sobre ocupações irregulares podem ser feitas para a Ciemp, pelo telefone 153. (Luiz Maritan)