Guarda Municipal de Mogi das Cruzes recebe 12 novas viaturas

Secretaria de Segurança

30 de agosto de 2018

O prefeito Marcus Melo entregou, na manhã desta quinta-feira (30/08), 12 novas viaturas para a Guarda Municipal. A cerimônia, que aconteceu no Largo do Rosário, na região central, faz parte da programação em comemoração aos 458 anos de Mogi das Cruzes. Os novos veículos reforçarão os trabalhos da corporação na segurança pública do município.

“Mogi das Cruzes é a 9ª cidade mais segura entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Queremos a tranquilidade de estar em casa sem a preocupação de se é necessário trancar portas, colocar mais grades. Segurança pública é efetivo na rua, carro na rua. Viaturas, para a Guarda Municipal, é uma ferramenta de trabalho”, afirmou Marcus Melo.

O investimento da Prefeitura para a compra de 12 novos veículos foi de R$ 1,160 milhão. As viaturas são do modelo Spin e foram totalmente adaptadas para o patrulhamento e para as ações da Guarda Municipal.

“A entrega destas viaturas faz parte de um projeto maior na área da segurança, com a ampliação e valorização do trabalho da Guarda Municipal, novas bases, melhorias na iluminação pública, contratação de novos guardas e ampliação nas câmeras de monitoramento”, disse o prefeito.

Também está em andamento o processo para a aquisição de 8 novas motos para a Guarda Municipal. Em julho, a Guarda Municipal já havia recebido uma viatura 4x4, que está sendo utilizada no trabalho da Patrulha Rural, enquanto no ano passado, a corporação receber 6 novas viaturas.

O comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), coronel Wagner Tadeu da Silva Prado, elogiou o investimento da Prefeitura em novas viaturas e no fortalecimento da Guarda Municipal. Ele lembrou que, dentro do Sistema Único de Segurança Pública, a corporação trabalha junto com as polícias para melhorar a segurança da população.

“A aquisição de novas viaturas não é gasto, é investimento que traz mais segurança para a cidade. As Polícias e a Guarda Municipal fazem parte do mesmo sistema, trabalhando em harmonia pelo nosso município”, destacou o coronel.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de ações para melhoria da segurança pública na cidade. A Guarda Municipal passou a contar com bases no Terminal Central e nos Parques Centenário e da Cidade. Uma nova base será construída na praça Oswaldo Cruz, que terá uma central de monitoramento para as câmeras da região central.

Também foram criadas a Ronda Escolar, que atua na segurança, apoio e mediação de conflitos nas áreas próximas a escolas municipais, a Patrulha Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência, e a Patrulha Rural.

Outra intervenção importante acontecerá no distrito de Jundiapeba, com a implantação do Polo Municipal de Segurança, que contará com uma base da Guarda Municipal, agilizando o atendimento para Jundiapeba e Braz Cubas. Também será construída a Central de Inteligência da Guarda Municipal, na avenida Engenheiro Miguel Gemma. Ela será a sede da Guarda Municipal, a Ciemp e Defesa Civil.

Na área de tecnologia, 22 novas câmeras serão instaladas em diversas regiões da cidade. A Prefeitura também está em fase de testes para a integração de câmeras privadas à Ciemp. Por fim, a administração municipal irá substituir lâmpadas convencionais por equipamentos de LED em vias de entrada e saída da cidade. Com isso, as lâmpadas retiradas serão transferidas para outros locais, permitindo a iluminação de cerca de 1.000 pontos escuros em bairros afastados e zona rural.

Também participaram da cerimônia, o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Komura, a comandante da Guarda Municipal, Thais Nascimento, além de secretários municipais, representantes de órgãos de segurança e da comunidade. (Luiz Maritan)