Homem é detido pela Guarda Municipal suspeito de abuso sexual e maus tratos contra menor

Secretaria de Segurança

18 de outubro de 2017

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve, na manhã desta quarta-feira (18/10), um suspeito de abuso sexual e maus tratos contra menores, na Vila Industrial. O homem, de 37 anos, foi flagrado em uma casa, consumindo de entorpecente e na companhia de uma menina de 12 anos. O caso foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher para elaboração do boletim de ocorrência.

Na delegacia, a criança, acompanhada dos responsáveis e do advogado, admitiu o abuso sexual. Após a elaboração da ocorrência e de ouvir os depoimentos das partes, a delegada Cláudia Brandão ratificou a voz de prisão ao acusado, que já tem passagem pela polícia por uso de entorpecentes e agressão contra mulher.

Além disso, ele é acusado de maus tratos contra quatro menores, sendo uma delas a garota que teria sido abusada.

“A Guarda Municipal faz parte do sistema de segurança pública, trabalhando em conjunto com as Polícias Militar e Civil. E a corporação vem realizando um trabalho importante, não só na proteção do patrimônio público e apoio às demais secretarias, como a garantia de maior segurança para a população”, comentou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Já no início da tarde desta terça-feira (17/10), a Guarda Municipal flagrou uma tentativa de furto no prédio da antiga Casa da Criança, que futuramente receberá o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), na Vila São Francisco. Um homem de 18 anos foi detido e encaminhado ao 2º Distrito Policial, em Braz Cubas.

No prédio foram localizados 60 quilos de fios que seriam furtados. Após ser visto, o homem tentou fugir, mas acabou detido nas proximidades da Vila Estação. Após a elaboração da ocorrência, o responsável foi preso.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando diversos investimentos para a melhoria do trabalho da Guarda Municipal da cidade. Neste ano, a corporação já obteve avanços, como as seis novas viaturas entregues no mês de abril e a implantação da Ronda Escolar, que  atende todas as unidades municipais de ensino no apoio aos docentes, auxilio em travessias e na mediação de conflitos.

Além disso, também estão em andamento os procedimentos que permitirão o armamento da Guarda Municipal. Os agentes já passaram por avaliação psicológica e, os aprovados serão submetidos a cursos teóricos e práticos. A Secretaria Municipal de Segurança também desenvolve os trâmites burocráticos junto às esferas responsáveis no Governo Federal e aguarda o término do processo de doação de 60 pistolas e munições pelo Governo do Estado.

Outros avanços que deverão acontecer nos próximos meses são a implantação da Patrulha da Lei Maria da Penha, voltada a proteger mulheres vítimas de violência, e a Patrulha Rural, que atuará junto a produtores e moradores da zona rural de Mogi das Cruzes. Em ambos os casos, a Secretaria Municipal de Segurança está estruturando o trabalho. (Luiz Maritan)