Patrulha Maria da Penha detém homem acusado de desrespeitar medida protetiva

Secretaria de Segurança

03 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, deteve, neste domingo (02/09), um homem flagrado desrespeitando uma medida protetiva de uma mulher. A ocorrência aconteceu na rua Padre João Álvares, na Vila Cecília, e foi encaminhada para o 2º Distrito Policial. O responsável foi preso.

De acordo com o boletim de ocorrência, a viatura da Guarda Municipal fazia patrulhamento de rotina, quando foi comunicada pela Ciemp sobre a ocorrência. Chegando ao local, o acusado foi flagrado, com sinais de embriaguez, tentado forçar o portão da residência da vítima. A mulher contou que o acusado foi a sua residência tentando reatar um relacionamento e chegou a ameaçá-la. Ela também apresentou o mandado de concessão de medida protetiva, determinado pela Justiça.

“Infelizmente, a violência contra a mulher é um problema grave, presente em nosso país e que precisa ser combatido. A Prefeitura criou, neste ano, a Patrulha Maria da Penha que trabalha para aumentar a sensação de segurança e garantir a proteção destas vítimas”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Lançada em 13 de abril, a Patrulha Maria da Penha conta com quatro guardas municipais, que trabalham em duplas formadas por um homem e uma mulher. A operação conta com uma viatura exclusiva e, como preparação, a Secretaria Municipal de Segurança realizou a capacitação de 100 guardas municipais, que passaram por um curso ministrado por especialistas.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha. (Luiz Maritan)