Patrulha Maria da Penha prende homem por desrespeito a medida protetiva

Secretaria de Segurança

30 de abril de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, na manhã desta terça-feira (30/04), um homem acusado de descumprimento de medida protetiva. A ação aconteceu no Jardim Apolo, distrito de Braz Cubas. O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher e durante a pesquisa policial foi constatado que o homem era procurado da Justiça.

Os guardas municipais foram requisitados pela organização social que atende mulheres vítimas de violência para acompanhar uma mulher que estava acolhida no abrigo e voltaria para a casa. A preocupação é que o agressor estivesse no local.

Chegando na residência, foi verificado que o homem havia entrado na casa. Ele negou ter arrombado o imóvel e alegou ter pedido ajuda de um chaveiro para ter acesso ao imóvel. Foi dada a ele voz de prisão em flagrante por descumprimento de medida protetiva e o acusado foi encaminhado à unidade policial, onde a delegada Cláudia Brandão ratificou prisão. O agressor foi encaminhado à Cadeia Pública de Mogi das Cruzes.

“A violência contra a mulher é um problema grave e que precisa ser combatido. A Prefeitura criou a Patrulha Maria da Penha para aumentar a sensação de segurança e garantir a proteção às vítimas”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

A Patrulha Maria da Penha completou um ano de atividades no dia 13 de abril. O serviço acompanha atualmente mais de 240 medidas protetivas encaminhadas pela Justiça e, com o caso desta terça-feira, já realizou a detenção de 22 pessoas em flagrante.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha. (Luiz Maritan)