Patrulha Rural flagra e impede tentativa de ocupação em área de proteção ambiental

Secretaria de Segurança

28 de setembro de 2018
Patrulha Rural remveu arame e mourões que seriam utilizados para demarcar a área irregularmente (Foto: Divulgação/PMMC)

Uma ação da Patrulha Rural Guarda Municipal de Mogi das Cruzes realizada nesta sexta-feira (28/09) resultou na detenção de duas pessoas por crime ambiental, na região do bairro do Rio Acima, em Cezar de Souza. Os guardas removeram uma cerca de arame farpado e mourões com aproximadamente mil metros lineares. Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Crimes Ambientais.

“Trata-se de um terreno embargado pela Justiça, localizado em área de proteção ambiental, que é monitorada periodicamente pela nossa Guarda Municipal para inibir novas invasões ou a comercialização ilegal do imóvel”, esclarece o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

O secretário destaca que o local já sofreu outras tentativas de ocupação irregular. “Não é a primeira vez que nossa guarda flagra esta situação. Por isso, o trabalho de monitoramento na área é feito regularmente”, salienta Sales. “É um trabalho conjunto entre Prefeitura, Polícias Militar e Ambiental, Cetesb e Ministério Público, para combater estas quadrilhas que loteiam estas áreas irregularmente, lesando muitas famílias”.

Ele orienta às pessoas interessadas em comprar terrenos na cidade que consultem sempre a Prefeitura antes de adiantar qualquer sinal em dinheiro e fechar negócio. “Tem que procurar a Prefeitura, na Secretaria de Planejamento e Urbanismo, para verificar se o loteamento está regular e possui os alvarás da Prefeitura”. (Luiz Suzuki)