Prefeito participa de homenagem a ex-comandantes do CPAM-12

Secretaria de Segurança

28 de maio de 2019

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta terça-feira (28/05), da solenidade de inauguração dos retratos dos coronéis Mônica Puliti Dias Ferreira e Ronaldo Gonçalves Faro na Galeria dos Comandantes do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12). O evento marca as comemorações pelos 13 anos da unidade, que tem sede em Mogi das Cruzes e comanda o policiamento militar na região.

“Temos de agradecer à Polícia Militar que está sempre presente nos momentos mais mais difíceis da vida da população, seja em um parto de emergência ou no primeiro atendimento em um caso de violência. Nosso sentimento de gratidão pelo que a corporação faz todos os dias. Vocês salvam vidas, protegem e abraçam as pessoas”, destacou Marcus Melo, que também parabenizou os ex-comandantes.

O prefeito lembrou da importância do trabalho integrado entre as polícias e a Prefeitura na busca pela melhoria da segurança da população. “O momento que o país passa é difícil e, mais do que nunca, é preciso que as ações sejam integradas. Temos o compromisso de trabalhar juntos pelo bem-estar das pessoas”, disse.

A Galeria dos Comandantes é uma tradição da Polícia Militar e busca homenagear os oficiais que comandaram as unidades. A coronel Mônica Puliti Dias Ferreira ficou à frente do CPAM-12, entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018 e foi a  primeira mulher a comandar a unidade. Atualmente, ela atua junto à diretoria de pessoal da Polícia Militar.

“Sou muito grata pelo tempo que passei aqui, fui muito bem acolhida neste município. Aprendi como pessoa e profissionalmente e agradeço a todos que me apoiaram”, afirmou a coronel.

Já o coronel Ronaldo Gonçalves Faro esteve à frente do CPAM-12 entre fevereiro de 2018 e abril de 2018 e foi o penúltimo comandante da unidade. Atualmente, ele chefia o Comando de Policiamento Metropolitano do Estado, responsável pela Polícia Militar em toda a Região Metropolitana de São Paulo.

“Quero agradecer pelo tempo em que estive aqui e o bom relacionamento que pudemos estreitar, todos voltados ao bem comum. Esta é uma região importante, que tem relevância para o estado”, disse o coronel Faro.

CPAM-12

O CPAM-12 reúne o 17º Batalhão, responsável por Mogi das Cruzes, o 32º Batalhão, de Suzano, e 35º Batalhão, de Itaquaquecetuba. A unidade é comandada pelo coronel Wagner Tadeu da Silva Prado, desde 2 de maio de 2018.

O CPAM-12 cuida do policiamento militar dos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema. São mais de 2 mil quilômetros quadrados de área, com uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes.

Em comemoração ao aniversário da unidade, será realizada uma operação especial da Polícia Militar, inclusive com a participação dos policiais que atuam em serviços administrativos. A ação repete o que já foi feito no ano passado. Durante o evento, também foram entregues obras de reforma no prédio que abriga o CPAM-12.

Também participaram da cerimônia os deputados estaduais Estevam Galvão de Oliveira e Rodrigo Gambale, o prefeito de Biritiba Mirim, Walter Tajimi, o delegado seccional Jair Barbosa Ortiz e o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, além de autoridades da Polícia Militar. (Luiz Maritan)