Programa Ronda Escolar auxilia na segurança nas proximidades das escolas municipais

Secretaria de Segurança

19 de junho de 2017

O programa Ronda Escolar, desenvolvido pela Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, vem apresentando resultados positivos desde que foi implantado, há cerca de 45 dias. As equipes já realizaram flagrantes de tráfico e uso de entorpecentes e lesão corporal, além de evitar casos de desinteligência e prevenir outros tipos de delitos nas proximidades das unidades escolares.

A Ronda Escolar atende todas as unidades municipais de ensino no apoio aos docentes, auxilio em travessias e na mediação de conflitos. O grupamento conta com duas viaturas e quatro guardas municipais, com formação específica para atender alunos, professores e a comunidade escolar.

“Em um mês e meio de atuação, a Ronda Escolar vem colaborando para o aumento da sensação de segurança nas proximidades das escolas, além de auxiliar a segurança de alunos e pais nos horários de entrada e saída e sempre que existe solicitação”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

O secretário lembrou ainda que os casos de flagrantes foram encaminhados aos distritos policiais competentes e que a presença da Guarda Municipal ajudou a reduzir os índices de roubos e furtos e furtos de veículos nas proximidades das unidades escolares.

Outra ação de destaque das equipes da Ronda Escolar é o acompanhamento do trânsito de veículos durante as entradas e saídas de alunos. Para isso, os guardas municipais passaram, no mês passado, por uma capacitação realizada pela Prefeitura dentro da programação do Maio Amarelo.

O atendimento das Rondas Escolares é feito de segunda a sexta-feira durante o período de aulas. Em parceria com a Secretaria de Educação, as escolas foram divididas em três níveis de prioridade: I (verde) unidades sem ocorrências, II (amarelo) com ocorrências sazonais e III (vermelho), unidades que constantemente têm problemas com a parte discente, docente e entorno.

Em caso de necessidade, as escolas também podem entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153. (Luiz Maritan)