Projeto Anjos da Guarda leva orientações sobre segurança para alunos da rede municipal

Secretaria de Segurança

21 de maio de 2019
Iniciativa trabalha com alunos do quarto do Ensino Fundamental temas como a prevenção às drogas, comportamento seguro para crianças e bullying, entre outros (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta segunda-feira (20/05) as atividades do projeto Anjos da Guarda, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e a Guarda Municipal. A iniciativa trabalha com alunos do quarto do Ensino Fundamental temas como a prevenção às drogas, o comportamento seguro para as crianças, bullying, entre outros.

O projeto está sendo iniciado em seis escolas da rede municipal de ensino, atendendo 900 alunos. As atividades com os estudantes compreendem palestras e trabalho com uma cartilha desenvolvida especialmente para o projeto.

“O projeto Anjos da Guarda é uma ação preventiva para orientar e preparar as crianças e jovens. O trabalho com as turmas de quarto ano do Ensino Fundamental foi definido para preparar os alunos, que estão entrando na fase da adolescência, em que eles começam a descobrir o mundo e estão mais expostos aos riscos da violência”, destacou o prefeito Marcus Melo.

As primeiras seis escolas a serem trabalhadas pelo projeto Anjos da Guarda ficam no distrito de Jundiapeba. Começam a ser atendidas nesta semana o Cempre Oswaldo Regino Ornellas, o Cempre Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, a escola municipal Doutor Álvaro de Campos Carneiro, a escola municipal Vereadora Astréa Barral Nébias, a escola municipal Professor Mário Portes e a escola municipal Doutor Benedito Laporte Vieira da Motta.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e as atividades são ministradas pela Guarda Municipal, de acordo com uma programação semanal de atividades. No primeiro dia de atividades, o trabalho aconteceu na escola Doutor Álvaro de Campos Carneiro. Já nesta terça-feira (21/05), as atividades acontecem na escola municipal Vereadora Astréa Barral Nébias e, novamente, na escola Doutor Álvaro.

Os guardas municipais encarregados do trabalho passaram por treinamento e capacitação para trabalhar o tema com os alunos. A intenção da Prefeitura é que a iniciativa seja ampliada para outras unidades da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes.

O prefeito lembrou ainda que a integração entre as unidades de ensino e Guarda Municipal já acontece com a Ronda Escolar, criada em 2017. O grupamento atende as escolas municipais da cidade, atuando na segurança de estudantes e professores, na mediação de conflitos, apoio a docentes e auxílio nas travessias.

As equipes já realizaram flagrantes de tráfico e uso de entorpecentes e lesão corporal, além de evitar casos de desinteligência e prevenir outros tipos de delitos nas proximidades das unidades escolares. (Luiz Maritan)