Secretário estadual elogia participação da Prefeitura na segurança e anuncia melhorias

Secretaria de Segurança

16 de fevereiro de 2018

O prefeito Marcus Melo acompanhou, na manhã desta sexta-feira (16/02), a visita do secretário estadual de Segurança, Mágino Alves Barbosa Filho, a Mogi das Cruzes. Durante a reunião, realizada na sede da Delegacia Seccional do município, foram discutidas medidas e ações para a melhoria da segurança na região do Alto Tietê.

“Vim agradecer à colaboração das Prefeituras de Mogi das Cruzes e Suzano no trabalho das nossas polícias e parabenizar a equipe da Polícia Civil pelo trabalho que está fazendo aqui. No Alto Tietê temos um cuidado especial porque é uma região estratégica, economicamente importante, próxima à Capital e com densidade demográfica significativa”, afirmou o secretário.

A reunião também teve a participação do delegado geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, o diretor do Demacro, Albano David Fernandes, do delegado seccional, Marcos Batalha, do deputado estadual Estevam Galvão, do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e do secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Um dos assuntos tratados durante a visita foi a ampliação do efetivo policial para a região, demanda apresentada pelas autoridades ao secretário. “Vamos estudar um reforço de efetivo para o Alto Tietê. É um pedido que recebemos e vamos acolher. Fazer com que a eficiência da polícia seja cada vez maior”, disse Barbosa Filho, lembrando que o Governo do Estado está em fase de contratação e treinamento de policiais civis e militares.

O prefeito Marcus Melo destacou a necessidade de ações conjuntas entre os órgãos estaduais e os municípios para a segurança da população. Dentro deste trabalho, ele destacou que a visita foi positiva para Mogi das Cruzes e a região.

“É muito importante quando a gente tem a possibilidade de sentar, conversar e buscar soluções conjuntas para as demandas da população. Reforçamos o compromisso de segurança no município, em que a cidade possa fazer um trabalho conjunto com o estado para atender as demandas da população”, afirmou o prefeito. “A segurança é uma preocupação constante de todos e as cidades precisam trabalhar em parceria”, completou.

Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura destina, anualmente, cerca de R$ 20 milhões para a segurança pública. Com isso, o município atua em ações voltadas ao setor, com o investimento na Guarda Municipal, no apoio aos órgãos estaduais e na adoção de tecnologias, como o sistema de monitoramento e o projeto Barreira Eletrônica, que faz a leitura das placas de veículos que passam pelos aparelhos, consulta o banco de dados da Polícia Militar e, em caso de irregularidade criminal, encaminha um alerta para as viaturas próximas.

Para este ano, a administração municipal planeja outras ações, dentro do programa Protege Mogi, como a construção da Central de Inteligência de Segurança, que reunirá diversas estruturas da Guarda Municipal, a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), o monitoramento por câmeras e a Defesa Civil, a aquisição de novos veículos para a Guarda Municipal e a implantação das Patrulhas Rural e Maria da Penha. (Luiz Maritan)