Segurança para a Festa do Divino terá câmeras com reconhecimento facial

Secretaria de Segurança

30 de maio de 2019

A quermesse da Festa do Divino Espírito Santo terá uma estrutura especial de segurança, com a utilização de câmeras com reconhecimento facial. Os equipamentos serão instalados em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a empresa chinesa Dahua Technology, sem custos para a administração municipal.

As câmeras com reconhecimento facial serão colocadas na entrada da quermesse e na área das barracas. Além disso, um drone, também com equipamento de reconhecimento facial, irá monitorar o local durante os dias da festa.

Os equipamentos estão conectados aos bancos de dados de pessoas procuradas e desaparecidos. As imagens serão analisadas pelo sistema em tempo real e os flagrantes serão comunicados imediatamente à Polícia Militar e à Guarda Municipal.

“A tecnologia vem sendo utilizada em Mogi das Cruzes na busca por mais segurança e as câmeras com reconhecimento facial são importantes nos locais com grande movimentação de pessoas. Esta parceria amplia o monitoramento na região da Festa do Divino, que reúne milhares de famílias”, destacou o prefeito Marcus Melo.

A quermesse deste ano conta com 59 barracas no total e 30 entidades comandando os espaços e comercializando produtos alimentícios e bebidas. Neste ano, também serão realizados shows no espaço da quermesse. Nesta sexta-feira (31/05), por exemplo, o cantor e compositor Renato Teixeira se apresentará no palco montado na quermesse da festa. Um dos maiores da música do interior do país, ele deverá apresentar sucessos como Tocando em Frente, Romaria e Amanheceu, Peguei a Viola, entre outros.

Além da quermesse, a estrutura também poderá ser utilizada em outros eventos da festa, como na Entrada dos Palmitos, que acontece no dia 8 de junho, percorrendo algumas das principais ruas da região central de Mogi das Cruzes. Neste caso, o evento poderá ser monitorado com a utilização do drone.

A Festa do Divino de Mogi é uma das maiores e mais antigas do Brasil e acontecerá até o dia 9 de junho. A edição de 2019 será a 406ª da festividade religiosa. O tema deste ano é “Renove a nossa Fé e a Transforme em Missão”.

Parceria

A disponibilização dos equipamentos de monitoramento para a Festa do Divino faz parte de um trabalho de aproximação que vem ocorrendo entre a cidade de Mogi das Cruzes e a China. Em março, a empresa Dahua Technology já havia doado  dois conjuntos de monitoramento para viaturas, que compreendem câmeras que são instaladas nos veículos, gravador, HD, microfone e tela touch.

Os equipamentos estão sendo utilizados pela Guarda Municipal no patrulhamento do município, ampliando o alcance do trabalho, uma vez que as câmeras podem cobrir uma área maior, completando a atividade dos guardas. (Luiz Maritan)